Plano Diretor

Sociedade civil e poder público definem novas diretrizes para o futuro urbano de Fortaleza na Conferência da Cidade

Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/10/2025 às 4:02 PM

Arturbruno1

Minuta do Plano Diretor foi finalizada e será enviada à Câmara Municipal. Fotos: Tainá Cavalcante/PMFor

A Conferência da Cidade do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza (PDPS) encerrou, neste domingo (26), o processo de discussão e votação da minuta de lei do principal instrumento de planejamento urbano da capital. O evento, realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, analisou 621 artigos em seis grupos de trabalho e levou 176 modificações à plenária. Sete destaques referentes ao zoneamento também foram aprovados.

Processo colaborativo

As alterações, de caráter parcial ou aditivo, foram votadas no sábado (25) e deliberadas no domingo (26). A equipe técnica do Plano Diretor ficará responsável por sistematizar as mudanças e encaminhar o texto final à Câmara Municipal (CMFor) até o fim da semana.

Na ocasião, o prefeito Evandro Leitão (PT) destacou que o resultado demonstra o alinhamento entre o plano e os interesses da população.

“Esse é um trabalho construído de forma democrática, com ampla participação da sociedade civil, dos movimentos sociais e dos órgãos da Prefeitura. Agora, seguimos com a expectativa de que a Câmara Municipal dê continuidade a esse debate, para que o plano final represente o que todos os setores da nossa cidade desejam”, celebrou.

Arturbruno2

O IpplanFor é um dos responsáveis pela condução do Plano

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Artur Bruno, acrescentou que os avanços técnicos do processo “são conquistas significativas”.

“A minuta prevê a ampliação das Zonas Especiais de Interesse Social, determina que o município triplique as áreas de patrimônio cultural, e aumenta em cerca de 38% a macrozona ambiental. Nossa proposta é que a cidade cresça com responsabilidade, priorizando as áreas com infraestrutura adequada. O novo Plano Diretor é o mais avançado, progressista e inovador da história de Fortaleza”, defendeu o Bruno.

Direção planejada

A Conferência da Cidade reuniu 596 delegados — 312 representantes da sociedade civil, 260 do poder público e 24 do Núcleo Gestor — além de 60 observadores. O encontro marcou a etapa final da revisão do Plano Diretor, que contou com ampla participação social em fóruns, audiências e oficinas temáticas ao longo de 2025.

O documento orienta o crescimento urbano com foco na sustentabilidade, propondo regeneração e densificação urbana, estímulo ao uso misto e ao modelo policêntrico, incentivo à mobilidade sustentável e à moradia acessível, além da proteção de áreas verdes e da limitação de empreendimentos em zonas de risco climático.

As diretrizes também incluem incentivo a infraestruturas verdes, eficiência energética, valorização do patrimônio cultural e ambiental e promoção de um ambiente urbano saudável e inclusivo. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder