Vozes femininas

Tainah Marinho assume presidência do Fórum Estadual de Mulheres de Partidos Políticos

Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/09/2025 às 11:30 AM

Tainah2

Tainah Marinho Aldigueri é a nova presidente do FEIMPP. Fotos: Divulgação 

A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tainah Marinho Aldigueri, assumiu, nessa segunda (15), a presidência do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos (FEIMPP).

A escolha de Tainah, que em 2024 foi candidata à prefeita de Barroquinha, sua cidade natal, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), representa agora o reconhecimento ao trabalho que ela vem desenvolvendo, a partir da Alece, para o fortalecimento da participação feminina na política cearense. 

Durante o momento de escolha, Tainah Marinho falou sobre a importância da missão. 

“Recebi com muito orgulho a responsabilidade de presidir o Fórum. Agradeço a confiança de todas e reafirmo meu compromisso de fortalecer a presença e a voz das mulheres na política. Seguiremos juntas, firmes e comprometidas em abrir cada vez mais caminhos”,  celebrou.

O presidente da Alece, e esposo de Tainah, o deputado Romeu Aldigueri (PSB) comentou a publicação nas redes sociais e parabenizou a companheira. 

“Parabéns Tainah Marinho, tenho certeza que todas vocês juntas farão um grande trabalho a favor de políticas públicas de igualdade e valorização das mulheres cearenses! Tenho orgulho de todos os projetos que você vem desenvolvendo na Alece em favor da luta das mulheres e da inclusão, além da responsabilidade social”, afirmou Romeu.

Tainah1

Escolha da nova presidente do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos ocorreu na Alece. 

O que é o Fórum

O Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, instituído em 2023, é um espaço de atuação conjunta, pluripartidária e suprapartidária para articular, debater e garantir a maior participação feminina nos espaços de poder e decisão.

Ele também busca consolidar os avanços em relação à presença das mulheres na política e combater a violência política de gênero.

A frente cearense conta com representantes de 11 partidos (PT, PDT, PSOL, PV, PSD, PSDB, MDB, REDE, PCdoB e Republicanos) e é vinculado ao Fórum Nacional Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. O modelo nacional foi criado em 2006 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e por mulheres dirigentes de instâncias nacionais de partidos políticos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder