Impacto de chuvas

Tarcísio de Freitas cobra planejamento da Enel SP em reunião com presidente da concessionária

Por Julia Fernandes Fraga - Em 23/12/2025 às 6:22 PM

Img20231206152413091

Governador pede que a Aneel também tome providências. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu-se nesta terça-feira (23) com o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre. No encontro, o governador cobrou planejamento da concessionária para enfrentar o período chuvoso previsto para a virada do ano. 

Durante a inauguração de uma obra na capital paulista, Tarcísio mencionou a previsão de chuvas mais intensas e ventos fortes no fim de dezembro. “A gente tem previsão agora no final do ano de termos chuvas. Dia 29 a gente pode ter chuvas mais intensas, podemos ter chuvas com ventos fortes. E a gente tem que se preparar para não ter o vexame que a Enel proporcionou nas últimas vezes, que eles são frequentes quando o quesito é vexame”, afirmou.

Demandas

Na conversa com o presidente da Enel, o governador paulista também cobrou o estabelecimento do fornecimento de energia elétrica para obras em andamento no estado. Estiveram na pauta, por exemplo, obras hídricas e a Linha 6-Laranja do metrô, cuja inauguração está prevista para 2026.

Tarcísio voltou ainda a defender que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dê prosseguimento ao processo de caducidade da concessão da Enel em São Paulo.

“A gente vem sofrendo muito com a concessionária. A gente vem colocando isso de forma muito clara, colocamos para o Tribunal de Contas da União, para a Agência e para o Ministério. Há concordância de que não dá mais, então a providência tem que ser tomada e eu espero que o regulador fique atento e possa tomar providência”, relatou.

Na última quarta-feira (17), a Aneel informou que iniciou a avaliação sobre a possibilidade de caducidade da concessão da Enel em São Paulo, procedimento que pode resultar na perda do direito da empresa de operar a distribuição de energia no estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder