
articulações
Tarcísio se reúne com empresários e prepara reação política ao ‘tarifaço’ de Trump
Por Aflaudisio Dantas - Em 15/07/2025 às 2:31 PM

Os dados obtidos pelo governador e sua equipe serão repassados para o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin Foto: reprodução X
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu-se nesta terça-feira (15) pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, com cerca de 20 empresários paulistas dos setores de café, carne e metalurgia. O encontro, que começou por volta das 10h e se estendeu por aproximadamente 1h30, contou com a presença de secretários estaduais, como Arthur Lima (Casa Civil), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Laís Vita (Comunicação). Também compareceram nomes como Paulo Skaf, ex-presidente da Fiesp, e Fabio Sato, líder do Sindicato da Indústria de Café Solúvel.
O objetivo, informaram interlocutores, era traçar um diagnóstico do impacto das tarifas adicionais, anunciadas pelo governo dos EUA sob a administração de Donald Trump, que impõem um imposto de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Empresários de exportações tradicionais do estado, como suco de laranja, café e carne, participaram para mapear potenciais prejuízos.
Segundo fontes do Palácio dos Bandeirantes, o resultado dessa análise será encaminhado ao vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), como parte de uma estratégia coordenada entre governo estadual e federal para evitar duplicidade de dados e reforçar uma resposta integrada.
Já em Brasília, Alckmin promoveu encontros paralelos com representantes de 14 setores da indústria e agronegócio, incluindo aço, alumínio, celulose, aviação, laranja e carnes, como parte de um comitê interministerial recém-criado, e liderado por ele, a pedido do presidente Lula.
Mais notícias


