POSICIONAMENTO POLÍTICO

Tarifaço dos EUA: governistas cearenses criticam falsos patriotas e oposição acusa Lula, Congresso e STF

Por Marlyana Lima - Em 09/07/2025 às 11:30 PM

Lula Trump Protecionismo 660x372.jpg

Anúncio de Trump e reposta de Lula provocam reações acaloradas entre políticos cearenses

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida, que surpreendeu o governo brasileiro, foi justificada por Trump em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e divulgada na rede social Truth Social.

Na mensagem, Trump alega que a decisão também está relacionada ao tratamento dado pelo governo brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, segundo o presidente norte-americano, ordens judiciais brasileiras “censuram” redes sociais americanas e inibem a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA.

Para além do impacto direto nas exportações e possíveis prejuízos econômicos ao Brasil, a decisão norte-americana elevou os ânimos e provocou o acirramento da disputa política interna, especialmente nas redes sociais. No Ceará, o debate ganhou força com reações imediatas de parlamentares da base aliada e da oposição.

Base aliada condena apoio interno a Trump

816a29db11b71cf79b994069d393dfe5

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), foi um dos primeiros a se manifestar:
“O Brasil é uma democracia e tem lei! Os brasileiros têm dignidade e não são capachos de autocrata nenhum no mundo. Inclusive quem tentou estabelecer uma autocracia, está sendo julgado e deve pagar. Expresso ainda minha indignação em relação às reações de parlamentares que, eleitos pelo povo brasileiro, se alinham a uma medida do governo Trump que acabará com empregos no Brasil, ainda mais por meio de uma carta ameaçadora e agressiva, humilhando recursos diplomáticos necessários entre países”.

E acrescentou: “Por último registro que conspirar contra o próprio país é crime, é irresponsável e inadmissível”.

Na mesma linha, o Secretário Chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, também reagiu: “Bolsonaro, pior presidente da história, consegue prejudicar o Brasil até mesmo fora do Governo. Rastejou-se tanto para Trump que esse, agora, resolve penalizar as empresas brasileiras com relação comercial com os EUA. Tenta intimidar o Governo e a Justiça brasileiros. Inaceitável!”.

A senadora Augusta Brito (PT) também se posicionou em defesa da soberania brasileira e do atual governo: “A decisão de Trump de aumentar em 50% as tarifas de importação sobre produtos brasileiros é uma retaliação política ao fortalecimento do BRICS e também uma resposta aos falsos patriotas, que atiçam o governo americano contra o Brasil. Somos e seguiremos fortes e soberanos”.

Oposição culpa Lula e STF por tarifaço

A oposição no Ceará reagiu duramente à medida norte-americana, responsabilizando diretamente o presidente Lula e o Supremo Tribunal Federal pela medida tarifária.

O presidente estadual do Partido Liberal (PL), deputado Carmelo Neto, usou as redes sociais para emitir uma série de críticas contundentes.

08b459d6aa35ffaeacb9a187dab50776

“Lula sequer nomeou um embaixador brasileiro para a maior economia do planeta. Lula recebeu navios iranianos aqui no Brasil. Lula comparou Trump ao nazismo / fascismo. Lula defendeu uma corrupta presa na Argentina. Lula trouxe de FAB uma corrupta condenada por corrupção no Peru. Lula pintou o mapa de um país invadido com as cores do invasor. Lula tem se colocado como uma figura decadente e já é criticado por boa parte da imprensa internacional. Tudo isso antes do anúncio das tarifas de hoje. Agora nos igualamos de vez aos regimes autoritários como Irã, Venezuela e Cuba, sofrendo sanções da maior democracia do mundo. Lula e o PT são indefensáveis. Um custo cada vez maior e insuportável para o Brasil”, escreveu.

Ele criticou ainda o Congresso e o STF, em referência à aliança entre Lula e o ministro Alexandre de Moraes: “Parabéns ao consórcio Lula/Moraes: graças à perseguição politiqueira, agora o Brasil leva 50% de imposto na testa. Não é sobre justiça. É sobre vingança. E o Congresso? Frouxo, omisso, covarde. Deixaram isso acontecer”

Já o deputado federal André Fernandes, futuro presidente do PL no Ceará, preferiu uma mensagem mais sucinta, mas simbólica. No Instagram, ele repercutiu as declarações de Eduardo Bolsonaro e acrescentou: “Pela segunda vez Donald Trump manda recado: ‘Deixem Bolsonaro em paz'”.

O senador Eduardo Girão (Novo) também repercutiu a fala de Eduardo Bolsonaro e criticou duramente o alinhamento do Brasil com países considerados autoritários, além de acusar o STF de permitir uma “vingança política”.

“Os brasileiros sofreram hoje um duro golpe com o aumento das tarifas anunciadas pelo Presidente dos EUA. Quem mandou o pres…Lula receber Maduro com honras de Estado, silenciar sobre os 4BUS0S aos direitos humanos do Ortega, T3RR0RR1SM0 do H4M4S, se alinhar politica e ideologicamente com Irã, China e os invasores comandados por Putin? Se falar que, junto com o seus aliados da 1° hora, os ‘Supremos’ permitiu que a V1NG4NÇ4 tome conta do País com direito a termos presos políticos em pleno Séc 21? Mas olha; falta de aviso não foi… A sanha de perseguição política e à liberdade de expressão do regime ditatorial vigente no País é responsável por essa ‘tragédia anunciada’ hj pelos EUA. O Senado Federal é parte do problema por ter se omitido até aqui mas pode se tornar a solução da crise pautando impeachment dos que constantemente desrespeitam a nossa Constituição! Vou continuar trabalhando no limite de minhas forças para que isso ocorra o quanto antes para que o Brasil volte à normalidade democrática! Que a Verdade, a Justiça e o bom senso prevaleçam em nossa Nação”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder