Símbolo da Cultura
Teatro Carlos Câmara é reaberto pelo governo estadual com melhorias estruturais e mais acessibilidade
Por Julia Fernandes Fraga - Em 06/11/2025 às 12:13 AM

Teatro Carlos Câmara foi inaugurado em outubro de 1974. Fotos: Estácio Júnior/Casa Civil
O Governo do Ceará reabriu, nessa quarta-feira (5), o Teatro Carlos Câmara, localizado no Centro de Fortaleza. A entrega coincidiu com o Dia Nacional da Cultura e marcou o fim de um período de cinco anos em que o equipamento permaneceu fechado. O governador Elmano de Freitas (PT), a secretária da Cultura, Luísa Cela, e outras autoridades, prestigiaram a cerimônia.
Em seu discurso, Elmano celebrou a revitalização, que, segundo ele, “fortalece a política cultural do Ceará e garante ao povo acesso a bens culturais”. “Estamos felizes por entregar mais um equipamento para que os artistas cearenses possam se apresentar ao nosso povo. São eles que dão vida ao teatro, que levam alegria, esperança e fazem nosso povo sentir”, completou.
A secretária Luísa Cela também comemorou afirmando que “o palco segue de portas e cortinas abertas para os grupos de teatro, companhias de dança, para a música e para a cultura popular”. “[…] toda vez que reabrimos um teatro é motivo de celebração. Neste Dia Nacional da Cultura, celebramos todas as conquistas da cultura no Ceará e no Brasil, nos últimos anos”, finalizou a gestora.
Investimentos
Com 51 anos de história, o Teatro Carlos Câmara passou por uma ampla revitalização, que incluiu serviços de manutenção, requalificação e melhorias estruturais em todo o prédio, a fim de ampliar o conforto, a segurança e a acessibilidade para o público e os artistas.
O investimento total foi de cerca de R$ 565 mil, valor destinado a reparos estruturais, reformas pontuais e remodelação de áreas internas, como a antecâmara e o guarda-corpo da sala de espetáculos.
Na atual gestão, o governo estadual aponta investimentos culturais por meio do Pacto pela Cultura, com um repasse inédito de R$ 90 milhões distribuídos em três convocatórias — a primeira contemplando 65 municípios e a segunda, 35. Entre as ações recentes estão as melhorias no palco e anexos do Theatro José de Alencar; o restauro da sala principal do Cineteatro São Luiz; e a restauração do Farol do Mucuripe.
- Reabertura do Teatro
- Elmano de Freitas
- Luísa Cela
- Reabertura do Teatro
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
































