Parceria institucional
Termo entre UFC e Secult Ceará articula ações culturais no estado
Por Julia Fernandes Fraga - Em 23/12/2025 às 6:42 PM

Assinatura ocorreu na Praça São Pedro, na Praia de Iracema. Foto: UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) assinaram, na tarde dessa segunda-feira (22), termo de cooperação técnica para articular projetos culturais universitários com as políticas e os equipamentos culturais do Estado. A solenidade ocorreu na Praça Cultural São Pedro, na Praia de Iracema, inaugurada pela UFC no último dia 13.
Estiveram presentes o reitor da UFC, Custódio Almeida; a secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela; o pró-reitor de Cultura da UFC, Sandro Gouveia; a pró-reitora adjunta de Cultura, Glícia Pontes; o diretor-presidente do Instituto Iracema, João Wilson Damasceno; além de servidores docentes e técnico-administrativos da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e da Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa).
Objetivos
O termo estabelece bases institucionais para facilitar a execução de projetos conjuntos e ampliar o diálogo entre a produção cultural universitária e a rede cultural estadual.
A secretária Luisa Cela destacou o simbolismo da assinatura no novo espaço cultural da UFC e a continuidade da cooperação entre as instituições. “É muito feliz fazermos a assinatura aqui na Praça Cultural São Pedro, iniciativa da UFC que veio fortalecer a estrutura da cultura na nossa Capital” e apontou que “a ideia é que esse termo abarque todas as nossas possibilidades de parcerias”. “Agora vamos fazer mais ainda”, afirmou.
O reitor Custódio Almeida ressaltou o caráter amplo do convênio e o potencial de expansão das ações culturais. “Fazer parceria com a Secretaria da Cultura do Estado é abrir portas para muitos espaços na Capital e também nos municípios que abrigam nossos campi do Interior [como] a futura inauguração de um grande teatro no Campus de Itapajé”, relatou.
O pró-reitor Sandro Gouveia reforçou que o acordo viabiliza iniciativas já planejadas. “Para o ano que vem temos várias ações já planejadas, e esse termo vai ser fundamental para que nós possamos implementá-las e facilitar os trâmites burocráticos nesse processo”, explicou.
O reitor da UFC também destacou o caráter inovador da Praça Cultural São Pedro como equipamento universitário integrado ao espaço urbano, defendendo a manutenção de áreas abertas no futuro Centro de Artes, Cultura e Eventos da UFC.
Mais notícias
AMBIÊNCIA DE NEGÓCIOS





























