Ex-conselheiro

Tribunal de Contas estadual aprova homenagem póstuma a Alexandre Figueiredo

Por Julia Fernandes Fraga - Em 18/09/2025 às 11:20 AM

Alexandrefigueiredo1

Alexandre Figueiredo foi deputado, conselheiro e professor e faleceu em 2024. Foto: TCE-CE

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) aprovou, por unanimidade, a outorga da Medalha Mérito ao conselheiro Alexandre Figueiredo, in memorian, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à administração pública estadual.

O presidente Rholden Queiroz destacou que se trata de uma “justa e merecida homenagem do grande legado deixado pelo conselheiro Alexandre, de compromisso, conhecimento, leveza e bom humor”. A manifestação foi acompanhada pelos demais membros do colegiado e pelo Ministério Público Especial junto ao TCE-CE.

A solenidade de entrega da condecoração ocorrerá no dia 14 de outubro, em Sessão Solene do Pleno, dentro da programação comemorativa pelos 90 anos do Tribunal de Contas do Ceará. 

Trajetória

Luís Alexandre Albuquerque Figueiredo de Paula Pessoa tomou posse como conselheiro do TCE Ceará em 29 de junho de 1995. Ao longo de sua carreira, exerceu os cargos de presidente e vice-presidente da Corte, além de ser fundador e diretor-presidente da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC).

Sua atuação foi marcada pela defesa da legalidade e pela valorização da pesquisa e da educação. Antes de ingressar no TCE, foi deputado estadual, secretário de Recursos Hídricos e professor universitário. Alexandre Figueiredo faleceu em 16 de junho de 2024, aos 66 anos.

Sobre a honraria

A Medalha do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, instituída pela Resolução Administrativa nº 3036/2000, é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à administração pública estadual. Entre os já agraciados estão o servidor aposentado do TCE, César Wagner Barreto (2014), o ex-governador, Cid Ferreira Gomes (2015) e o jurista e professor, Paulo Bonavides (2016).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder