Washington D.C.
Trump coloca forças de segurança sob controle federal e aciona Guarda Nacional
Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/08/2025 às 4:34 PM

Donald Trump quer “limpar” capital Washington de moradores de rua. Foto: Reprodução/Agência Brasil
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11) que colocará as forças de segurança de Washington D.C. sob controle federal e mobilizará tropas da Guarda Nacional, alegando que a cidade está “invadida por gangues violentas”. Embora políticos republicanos afirmem que a capital, governada por democratas, tem altos índices de criminalidade e de moradores de rua, dados oficiais indicam queda nos crimes violentos.
Com a frase “Hoje é o Dia da Libertação em Washington D.C. e vamos recuperar nossa capital”, Trump escreveu, ainda, em sua rede social a Truth que “quem mora na rua tem de se mudar imediatamente”. “Nós daremos lugares para ficarem, mas longe da capital”, afirmou. Ele disse também que acionará militares “se for necessário”, mas não acredita que isso será preciso. Ele comparou a periculosidade da capital a cidades como Bagdá, Cidade do Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México e Lima.
O mandatário norte-americano, que indultou cerca de 1.500 envolvidos no ataque ao Capitólio em 2021, considera que polícia e promotores não são rígidos o bastante. A medida remete a ações na fronteira com o México e ao envio da Guarda Nacional a Los Angeles contra protestos migratórios. Donald Trump pretende estender essa política a cidades como Nova York e Chicago. Washington D.C., distrito federal sob controle direto do Congresso, é regido por lei especial.
Mais notícias
Conexão Criativa



























