Eleições EUA
Trump defende endurecer sistema eleitoral, mas decisão cabe aos estados
Por Julia Fernandes Fraga - Em 31/08/2025 às 5:55 PM

Ações de Donald Trump são barradas pela Constituição dos EUA. Foto: Reprodução/Redes sociais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesse sábado (30) que pretende emitir um decreto para alterar regras eleitorais no país, impondo a exigência de documento de identificação para votar e restringindo o voto por correspondência.
“O documento de identificação deve ser apresentado por cada um que votar. Sem exceções! Vou emitir um decreto que torna esse documento uma obrigação. Além disso, nada de voto por correspondência, exceto para aqueles que estão muito doentes e para os militares que estão distantes. Vamos utilizar somente cédulas eleitorais”, afirmou ele em publicação na Truth Social.
Apesar da promessa, o presidente não possui poder constitucional para impor tais mudanças, já que a organização das eleições cabe individualmente aos estados.
Atualmente, 14 estados — entre eles Califórnia, Nova York e Nova Jersey — além de Washington D.C., não exigem qualquer documento para a votação. Cada um deles também define suas próprias regras sobre o voto por correspondência, geralmente restrito a casos de doença, deficiência ou ausência do domicílio eleitoral.
Mais notícias
EVENTO CONSOLIDADO




























