Geopolítica

Trump descarta eleições imediatas na Venezuela e aprofunda impasse político após captura de Maduro

Por Marlyana Lima - Em 07/01/2026 às 7:58 AM

President Trump Makes Remarks At The U.s. Embassy Buenos Aires Meet And Greet More: President Donald Trump Conducts A Meet And Greet With The Staff And Families Of Us Embassy Buenos Aires Along With Secretary Michael R. Pompeo In Argentina, 30 November 2018. [state Department Photo/ Public Domain]. Original Public Domain Image From <a Href="https://www.flickr.com/photos/statephotos/46070716132/" Target=" Blank" Rel="noopener Noreferrer Nofollow">flickr</a>

Presidente Donald Trump mantém sua posição em relação à situação da Venezuela – Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou a possibilidade de eleições na Venezuela nos próximos 30 dias, ampliando a crise política venezuelana e alimentando incertezas sobre o futuro institucional do país após a captura de Nicolás Maduro por forças americanas.

Em entrevista à NBC News, Trump foi categórico ao afirmar que o processo democrático não pode avançar neste momento. “Temos que consertar o país primeiro. Não dá para fazer eleições. Não há como o povo votar”, declarou, sinalizando que Washington não vê condições mínimas para um pleito imediato.

O presidente americano também voltou a descartar a participação de María Corina Machado na condução da transição política. Apesar de reconhecer seu prestígio internacional — consolidado com o Prêmio Nobel da Paz de 2025 — Trump afirmou que a líder da oposição não reúne o “apoio” e o “respeito” necessários para governar o país.

Para analistas e ativistas, a ausência de uma transição clara mantém o país em suspenso.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder