Gestão Territorial

Vereadores de Fortaleza planejam atualizar a legislação de uso do solo após aprovação do Plano Diretor

Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/11/2025 às 5:23 PM

54948432791 B2a9a6d5bf K

Tema deve entrar em pauta entre março e abril de 2026. Foto: Mateus Dantas/CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza deverá iniciar, entre março e abril de 2026, a discussão da atualização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). A previsão foi dada pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), após a aprovação do Plano Diretor Participativo e Sustentável nessa quarta-feira (26).

A LUOS regulamenta o parcelamento, uso e ocupação do solo conforme as diretrizes do Plano Diretor. O presidente da Comissão Especial, vereador Benigno Júnior (Republicanos), lembrou que a lei em vigor foi aprovada apenas em 2017, oito anos depois do Plano Diretor de 2009, o que, segundo ele, “atrapalha a implementação” do instrumento. Benigno defendeu que, no próximo ano, a Câmara se debruce sobre a LUOS para que os dois marcos “dialoguem” e para evitar uma “colcha de retalhos”.

O Plano Diretor, obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, orienta a organização territorial, integrando uso do solo, habitação, saneamento e mobilidade. Sua aplicação depende do zoneamento do município, que estabelece parâmetros urbanísticos para cada área.

Votação extraordinária na Câmara garante aprovação do novo Plano Diretor de Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder