Eleições 2026

Vice-governador do RJ renuncia ao cargo para assumir vaga no Tribunal de Contas

Por Oceli Lopes - Em 22/05/2025 às 4:25 PM

Thiago Pampolha E Cláudio Castro, Rio De Janeiro

Vice-governador Thiago Pampolha e o governador Cláudio Castro, do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na quarta-feira (21), a indicação do vice-governador Thiago Pampolha para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), iniciativa do governador Cláudio Castro. A medida foi aprovada por 57 votos favoráveis, cinco contrários e sete abstenções.

Pela linha sucessória, em caso de licenciamento ou afastamento do governador Cláudio Castro para disputar mandato nas eleições de 2026, quem assume o cargo de chefe do Poder Executivo é o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil).

Rodrigo Bacella, que presidiu a sessão, elogiou a aprovação da indicação de Pampolha e pediu atenção do futuro conselheiro às prefeituras do interior.

“Não tenho dúvidas quanto aos requisitos técnicos do Pampolha para ocupar a vaga. Ele já foi reconhecido pelo voto popular e espero que sua ida ao TCE ajude a mudar a máxima de punição de prefeitos do interior, que muitas vezes não conseguem ter quadro técnico adequado”.

Experiência

Na sua fala, Pampolha destacou seus três mandatos como deputado na Alerj e sua atuação em comissões importantes da Casa, como a de Constituição e Justiça (CCJ), a de Orçamento, e a de Tributação.

“No intenso trabalho desses colegiados, consegui uma bagagem das questões orçamentárias, com a apresentação de pareceres aos projetos de lei. Também atuei em questões relativas à sonegação fiscal. Acredito que o cargo no TCE será uma grande experiência no meu currículo, uma mudança de vida que decidi em conjunto com a minha família”, declarou.

Renúncia

Com a aprovação pela Alerj do seu nome para o Tribunal de Contas, Pampolha encaminhou comunicado ao governador Cláudio Castro oficializando renúncia ao cargo de vice-governador.

Trajetória

Com 38 anos de idade, Thiago Pampolha foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, sendo reeleito para mais dois mandatos. No Executivo, atuou como secretário de Esporte, Lazer e Juventude e do Ambiente e Sustentabilidade, além de ter assumido o cargo de vice-governador do Rio, em janeiro de 2023.

Ele substituirá o conselheiro José Maurício Nolasco, que teve a aposentadoria compulsória (75 anos) publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (19).

Com informações da Agência Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder