Cenário latino-americano
Vitória do conservador Kast no Chile repercute no Brasil com mensagens de Lula e Tarcísio
Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/12/2025 às 10:52 PM

José Antonio Kast assumirá a Presidência em março de 2026. Foto: Reprodução/Instagram
Autoridades brasileiras se manifestaram neste domingo (14) após a vitória de José Antonio Kast no segundo turno das eleições presidenciais do Chile. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicaram mensagens em suas redes sociais parabenizando o presidente eleito.
Lados opostos
Em publicação no X, Lula, que não pertence ao mesmo espectro político de Kast, afirmou que o Brasil “seguirá trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile […]”.
Cumprimento @joseantoniokast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado.
Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato.
Seguiremos…
— Lula (@LulaOficial) December 15, 2025
Já o governador Tarcísio de Freitas celebrou o resultado do pleito chileno afirmando que os eleitores “deram um passo importante, em uma vitória esmagadora que mostra que o povo está cansado das promessas vazias da esquerda”.
Ver essa foto no Instagram
Resultado confirmado
O candidato de extrema-direita José Antonio Kast, do Partido Republicano, venceu o segundo turno com quase 20 pontos de vantagem sobre a candidata governista Jeannette Jara, do Partido Comunista. Com 95% dos votos apurados, Kast obteve 58% dos votos, contra 41% da adversária. Esta foi a primeira eleição presidencial no Chile realizada com voto obrigatório.
O atual presidente do país, Gabriel Boric, entrou em contato por telefone com Kast para parabenizá-lo pela vitória. Durante a ligação, Boric afirmou que o resultado representa “uma grande responsabilidade que deve ser encarada com muita cautela, humildade e trabalho árduo” e disse estar disposto a “colaborar com os objetivos da nação”. Ele prometeu ainda facilitar a transição de governo.
Jeannette Jara também reconheceu a derrota ao cumprimentar o presidente eleito, mas declarou que fará “oposição firme” ao novo regime. José Antonio Kast deve ser empossado no cargo em março de 2026.
Mais notícias
Nesta Segunda




























