TRF 5ª Região

Walter Nunes Júnior é empossado como desembargador federal

Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/09/2025 às 1:40 AM

Walternunes1

Walter Nunes Júnior é o novo desembargador do TRF5. Fotos: Reprodução/Redes sociais

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que abrange os estados de Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, realizou, nessa segunda-feira (1º), a posse solene de Walter Nunes da Silva Júnior no cargo de desembargador federal.

A cerimônia ocorreu no Plenário do Tribunal, em Recife, com a presença de autoridades, familiares, amigos e colegas. O magistrado já havia assumido administrativamente em junho, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria de Vladimir Carvalho, pelo critério de antiguidade. A sessão foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador Roberto Machado.

Em seu discurso, Walter Nunes agradeceu o acolhimento no TRF5 e defendeu mudanças no sistema penal. “A visão crítica permite enxergar que o sistema penal brasileiro é seletivo: atinge, majoritariamente, jovens negros e pobres”, afirmou.

E falou, ainda, sobre o papel da magistratura. “Ser juiz é aceitar a dúvida como companheira, a escuta como método e a constituição como bússola. Pede prudência, mas nunca covardia diante das injustiças”, concluiu. 

Em nome da Corte, a desembargadora Cibele Benevides destacou a trajetória de Nunes, lembrando a ligação com o pai, perseguido no regime militar, e a dedicação do magistrado ao sistema prisional. “Dono de uma mente sempre em ebulição, está sempre estudando, sempre produzindo”, disse.

Também esteve presente o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Marcelo Alves, que elogiou a coragem do desembargador. “Walter sempre foi um juiz de reconhecida coragem. Falo de coragem cívica, jurisdicional; aquela coragem necessária para fazer o que é certo, neste momento tão conturbado da história do nosso país”.

Conheça

Natural de Natal (RN), Walter Nunes da Silva Júnior é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou na 2ª Vara Federal do RN, foi corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró, coordenador do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e atualmente integra o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder