EXCELÊNCIA AMBIENTAL
ZPE Ceará fortalece sua reputação global com o quinto Selo TCE Ceará Sustentável
Por Marcelo Cabral - Em 30/11/2025 às 6:03 PM

Michel Mourão e Ademar Filho receberam a premiação na sede do TCE-CE Foto: Ascom/ZPE Ceará
A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) foi novamente destaque no cenário da sustentabilidade institucional ao receber, pelo quinto ano consecutivo, o Selo TCE Ceará Sustentável. A solenidade de entrega ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e reuniu representantes de diversos órgãos contemplados na Edição 2025, reforçando o compromisso coletivo com práticas responsáveis e alinhadas às diretrizes ambientais contemporâneas.
A condecoração foi entregue pelo presidente do TCE-CE, Rholden Queiroz, ao diretor de Operações da ZPE Ceará, Michel Mourão, e ao gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Ademar Filho. Para Mourão, o reconhecimento consolida a trajetória da instituição em direção a padrões mais elevados de governança e sustentabilidade. “Esse prêmio é a coroação de vários dos nossos esforços no sentido de trabalhar melhor os aspectos do ESG (Ambiental, Social e Governança). E, considerando que a ZPE Ceará foi eleita recentemente a melhor ZPE do mundo, mais do que nunca, a gente tem que dar o bom exemplo”, destacou.
Compromisso renovado com a sustentabilidade
A participação da ZPE Ceará na certificação concedida pelo TCE-CE já se tornou tradição. Em 2025, os concorrentes precisaram eleger um dos itens do Plano de Logística Sustentável (PLS), documento estruturado de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ZPE optou pelo tema ‘Consumo consciente: Redução do consumo de materiais como papel, água e energia’, sendo reconhecida especificamente na categoria ‘Uso racional dos recursos naturais e bens públicos – Energia elétrica’. A premiação reforça o empenho da instituição em implementar ações efetivas voltadas à eficiência energética, protegendo recursos e otimizando sua operação.
Segundo Ademar Filho, a condução das iniciativas tem sido pautada por planejamento e responsabilidade. A zona alfandegada cearense adotou ações mais conscientes voltadas à eficiência energética, com o intuito de reduzir impactos e otimizar processos, explicou o gerente. Com mais essa conquista, a ZPE Ceará reafirma sua posição de liderança no cenário nacional e internacional, demonstrando que competitividade e sustentabilidade caminham lado a lado.
Mais notícias
Fashion Night




























