
MOSTRA ESTUDO
60% dos gastos públicos federais são com previdência e pessoal
Por Redação - Em 05/05/2025 às 12:01 AM

Além da Previdência e dos salários de servidores, o levantamento destaca políticas sociais como Bolsa Família, BPC, Seguro-Desemprego e gastos obrigatórios em saúde, educação e infraestrutura
Um estudo da Associação Comercial de São Paulo em parceria com a Cacb revelou que 60% dos gastos do Governo Federal estão concentrados em Previdência Social e despesas com pessoal. Os dados, extraídos da plataforma “Gasto Brasil” com base em informações do Tesouro Nacional, mostram que 11 categorias principais consomem 96% do orçamento público.
As despesas previdenciárias, que incluem aposentadorias, pensões, precatórios e decisões judiciais, lideram os gastos. O INSS, por exemplo, está no centro de um escândalo revelado pela Polícia Federal em abril, que apontou R$ 6,3 bilhões em descontos irregulares entre 2019 e 2024.
Além da Previdência e dos salários de servidores, o levantamento destaca políticas sociais como Bolsa Família, BPC, Seguro-Desemprego e gastos obrigatórios em saúde, educação e infraestrutura. Também entram na conta os custos de funcionamento dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.
O estudo reforça a rigidez orçamentária da máquina pública brasileira e a necessidade de revisão estrutural para ampliar a margem de manobra fiscal.
Mais notícias


arte ao ar livre
