Tributo com propósito

AJE Fortaleza transforma imposto em investimento social com nova campanha

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 04/06/2025 às 3:12 PM

Tiago Guimaraes Aje Fortaleza

Segundo Tiago Guimaraes, coordenador geral da AJE Fortaleza, com a iniciativa, as empresas podem decidir onde parte do imposto será aplicado, beneficiando projetos transformadores Foto: Divulgação

Empresas do regime de Lucro Real têm a oportunidade de destinar até 2% do imposto devido a projetos sociais, sem custo adicional. Com base nesse mecanismo legal de renúncia fiscal, a AJE Fortaleza lançou a campanha Imposto Solidário, que propõe transformar parte da carga tributária em investimento direto em causas de impacto social.

A ideia é simples e eficaz: mostrar que responsabilidade social e inteligência tributária podem andar juntas. Por meio do mecanismo, companhias têm a chance de destinar parte do que já pagariam em tributos a instituições sérias, com atuação voltada a crianças, adolescentes e causas de alto valor social.

“As empresas podem decidir onde parte do imposto será aplicado, beneficiando projetos transformadores em Fortaleza”, afirma Thiago Guimarães, coordenador geral da AJE.

Oportunidade pouco aproveitada

Apesar de prevista em lei, a possibilidade de fazer doações com base na renúncia fiscal ainda é pouco explorada pelas empresas. Segundo a AJE, falta informação — e é justamente essa ponte que a campanha quer construir, conectando empresários a projetos sociais habilitados e oferecendo suporte técnico completo para garantir segurança jurídica e contábil.

Essa é uma das estratégias mais humanas e inteligentes do planejamento tributário. Poucas empresas aproveitam, mas quem conhece, sai na frente”, diz Thomaz Marques, gerente do programa.

A iniciativa já conta com uma rede de apoio para orientar interessados, reforçando que transformar parte dos tributos em impacto social pode ser, além de legal e seguro, um diferencial competitivo.

Mais notícias

Ver tudo de IN News