5h29min de Jogo

Alcaraz bate Sinner em final mais longa da história e é bi em Roland Garros

Por Oceli Lopes - Em 08/06/2025 às 5:50 PM

Carlos Alcaraz Foto Loïc Wacziak Fft

Carlos Alcaraz é bicampeão em Roland Garros e conquista o 5º Slam da carreira. Foto: Loïc Wacziak/FFT

Em um dos maiores confrontos da história recente do tênis, o espanhol Carlos Alcaraz conquistou seu segundo título em Roland Garros, na França, ao vencer o italiano Jannik Sinner com parciais de 4/6, 6/7(4), 6/4, 7/6(3) e 7/6(10-2).

A final, realizada neste domingo (8), na Philippe Chatrier, se transformou no mais longo duelo da história do torneio, com incríveis 5 horas e 29 minutos de duração. Sinner iniciou dominante, vencendo os dois primeiros sets, enquanto Alcaraz chegou a receber atendimento médico por um desconforto no olho.

Até hoje, o recorde de final masculina de Roland Garros pertencia a Guillermo Vilas e Mats Wilander, que duelaram por 4h42min em 1982. O sueco levou a melhor por 1/6, 7/6(6), 6/0 e 6/4.

Decisão

O momento decisivo veio no quarto set: Alcaraz salvou três match points em 5 3, 40 0, empatou o jogo no tiebreak (7 6) e forçou o set final. No quinto set, o espanhol mostrou frieza no super tiebreak e fechou a partida com um dominante 10 2.

Com a vitória, Alcaraz se torna apenas o terceiro homem neste século a defender com sucesso o título em Paris — ao lado de Gustavo Kuerten e Rafael Nadal — e soma seu quinto Grand Slam . Ele segue invicto em finais de Slam (5–0) e melhora seu histórico diante de Sinner para 8–4, incluindo cinco vitórias seguidas.

Para Sinner, a derrota interrompe sua sequência de 20 vitórias em Grand Slams e o coloca com frustrantes 0–7 em partidas com mais de 3h50. Ainda assim, o italiano chega ao topo ao disputar sua primeira final em Roland Garros.

Sinner venceu os dois primeiros sets: 6 4 e 7 6(4). Alcaraz reagiu no terceiro (6 4), forçou o quarto no tiebreak e evitou a derrota. Momento chave: salvação impressionante dos match points e sequência contagiante no 5° set.

Mais notícias

Ver tudo de IN News