CULTURA

Artistas iniciam série de exposições no Ceará

Por carol - Em 17/11/2022 às 5:01 PM

Centro De Fortaleza Encontro

A primeira exposição, parte do processo de residência artística do Intercâmbio InternacionalHospitalidade enquanto estética relacional”, que acontece em novembro, no Ceará, será aberta amanhã (17), às 18h, e segue até o fim do mês, na Galeria Café das Artes Vila Selvagem, em Fortim. A exposição “Um lugar no lugar do outro” recebe obras compartilhadas, em que artistas cearenses interferem livremente nos trabalhos impressos dos residentes de fora.

Cerca de 30 artistas, sendo de países como Alemanha, Canadá, França, Reino Unido, e de estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Pará e Ceará estão neste momento no Ceará realizando residências artísticas sobre as diversas formas de hospitalidade. O Intercâmbio é realizado em parceria entre o Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Ponte Cultura, associação alemã, financiadora do projeto.

Em Fortaleza, as Galerias de Artes serão ocupadas a partir do dia 18 de novembro, quando, às 18h, a Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, receberá a exposição “Ô de fora… Tome chegada”, que reúne obras de todos os residentes. No dia 19, às 10 h, a exposição “Daqui e de onde você está..”, em homenagem ao artista cearense Siegbert Franklin, acontecerá na Galeria Leonardo Leal.

No dia 21, às 18h, a Galeria Multiarte, receberá o lançamento do catálogo com exibição do vídeo Territórios, de Petros Sevastikoglou, e bate-papo com os gestores da Associação Alemã Ponte Cultura, Marianne e Peter Stüve, com o representante do Na Casa do Artista, Werne Souza e com os anfitriões desse Intercâmbio, Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim. No dia 23 de novembro, às 17h, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC) abre a exposição “Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas”, com trabalhos resultantes do processo de residência no Ceará.

O Intercâmbio também conta com oficinas de pintura, desenho, fotografia, caderno de artista e processo de criação, abertas ao público e gratuitas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Fortaleza. Cada oficina oferece 20 vagas, por ordem de inscrição, que pode ser feita pelo link na bio do @meiofiopesquisaeacao.

Ainda como parte da programação tem o Colóquio Arte, Hospitalidade e Responsabilidade Socioambiental, no Hotel Escola Guaramiranga (IFCE), de 24 a 26 de novembro; e os Ateliers abertos nos dias 16 e 17 em Fortim; em Fortaleza, nos dias 19 e 20, no Hotel Ecco e 21 e 22 no MAUC/UFC. Uma confraternização/exposição no Espaço Meio Fio de Pesquisa e Ação, com todos participantes do projeto encerram os 17 dias desse intercâmbio e residências artísticas.

Mais notícias

Ver tudo de IN News