MEIO AMBIENTE

Beach Park e Pordunas encerram Jornada Sustentável com várias ações realizadas

Por Marcelo - Em 07/06/2023 às 5:32 PM

Representantes do Beach Park e da Associação Pordunas realizaram o encerramento da Jornada Sustentável – Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quarta-feira (7), em Aquiraz, com diveesos painéis e troca de experiências entre empresas e ONGs. O objetivo principal foi discutir as melhores práticas de ESG, conservação da biodiversidade e implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Participantes dos painéis apresentados nesta quarta-feira

A programação do último dia foi reservada para autoridades, imprensa e convidados, que puderam acompanhar o painel ‘Empresas e as melhores práticas em ESG’ – mediado pela empreendedora social Ticiana Rolim e participação da coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, Alana Barros; da gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi, Gisele Sestren; e o COO da Qair Brasil, Gustavo Silva.

Já o painel ‘Conservação da Biodiversidade’ foi mediado pelo biólogo, professor e doutor em Ecologia, Hugo Fernandes, e reuniu representantes de ONGs e ativistas da causa ambiental: Amanda Costa, jovem conselheira do Pacto Global da ONU, e as ONGs Associação Caatinga, Aquasis e Instituto Pró-Silvestre. A palestra magna ‘O que as empresas podem fazer pelos ODS?’ encerrou a programação da Jornada, proferida pela consultora do Pacto Global da ONU, Tatiana Araújo.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol, a Jornada Sustentável – Dia Mundial do Meio Ambiente adotou premissas estabelecidas pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a fim de ser um evento “lixo zero”, com foco na geração zero ou mínima de resíduos, reciclando os mesmos para evitar os aterros sanitários.

Murilo Pascoal falou sobre as ações de sustentabilidade do Beach Park

“A Jornada teve o objetivo de promover a conscientização ambiental, trabalhando com o tema do descarte indevido dos resíduos na praia, rio, oceano e arredores do bairro Porto das Dunas, bem como seus impactos à biodiversidade”, avaliou Raissa. O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, deu as boas vindas as participantes e junto com Raissa, apresentou o Relatório de Sustentabilidade 2022 do Beach Park, com as principais ações realizadas no empreendimento e seu entorno.

Diversas ações

A programação da Jornada Ambiental foi iniciada na segunda-feira, em Aquiraz, com um treinamento sobre mares e rios limpos e seguros com 35 pescadores da Colônia Z-09, ministrado pelo tenente Ribeiro Filho, da Capitania dos Portos do Ceará – Marinha do Brasil, e pela ONG Apremace.

Limpeza da praia foi realizada por um grupo de 350 voluntários

Ontem, 350 voluntários – envolvendo alunos da Escola Maria Façanha, moradores do bairro, escoteiros, ONG Verde Luz, AERA e Instituto Federal do Ceará (IFCE) – participaram de uma ação de limpeza no litoral, realizada ao longo de quatro quilômetros de extensão da praia, entre a foz do Rio Pacoti e o Scopa Beach, coletando cerca de 550 quilos de resíduos sólidos.

Na área de proteção ambiental do Rio Pacoti, mergulhadores voluntários da operadora de mergulho Mar do Ceará e militares da Capitania dos Portos do Ceará – Marinha do Brasil promoveram uma limpeza na área, coletando cerca de 100 quilos em resíduos. O bairro Porto das Dunas também ganhou uma verdadeira ‘faxina’ no mesmo dia, com apoio da Prefeitura Municipal de Aquiraz.

Uma ação social realizada durante o dia arrecadou um total de 243 quilos de alimentos não-perecíveis, entregues também nesta terça, aos moradores da comunidade Novo Aquiraz, localizada no entorno do aterro sanitário em Aquiraz.

Mais notícias

Ver tudo de IN News