
Em Brasília
Câmara Municipal de Fortaleza apoia participação de jovem escritor cearense em evento literário
Por Marlyana Lima - Em 13/06/2025 às 6:34 PM

Presidente da Cãmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto com o pequeno escritor cearense e Meire Moura Davi Moura- Foto: Divulgação
O incentivo à cultura e à educação tem sido tema recorrente nas ações da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), que recentemente apoiou a participação do escritor mirim Davi Moura na Feira do Livro de Brasília. A iniciativa faz parte de uma política institucional voltada à promoção de talentos locais e ao fortalecimento da literatura produzida na capital cearense.
Aos 11 anos, Davi Moura lançou seu segundo livro, intitulado Conexão, com apoio do Legislativo de Fortaleza. A obra, publicada pela Editora IMEPH, reúne dez cordéis que homenageiam personalidades e ações ligadas aos direitos humanitários. O projeto tem como inspiração obras clássicas da literatura nordestina, como O Quinze, de Rachel de Queiroz, e estabelece conexões com temas como migração, justiça social e meio ambiente.
A participação de Davi na Feira do Livro de Brasília reforça o papel da CMFor no incentivo à democratização da cultura. Segundo o presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), o apoio ao escritor surgiu após o contato direto com a história do jovem autor durante um evento cultural no Centro de Fortaleza. “O Davi é um aluno da escola pública de Fortaleza que encontrou na poesia e no cordel um caminho para a literatura infantil. Quando ele esteve na Câmara, os vereadores puderam conhecer melhor seu trabalho e, dentro das nossas possibilidades, decidimos apoiar a ida dele ao evento nacional”, afirmou o parlamentar.
Além da apresentação do livro, a presença de Davi no evento teve caráter simbólico ao representar a produção literária cearense e a rede pública de ensino no cenário nacional. Durante a feira, o escritor realizou leituras de trechos de seus cordéis, que abordam temas como a trajetória de Chico Mendes e outras pautas ambientais, em sintonia com o tema central da edição: Meio Ambiente e Sustentabilidade. infantojuvenil.
Mais notícias


Moda emoldurada
