Copenhagenize Index
Capital cearense é a única brasileira em ranking internacional e se destaca por programa de reciclagem via bicicleta
Por Julia Fernandes Fraga - Em 24/11/2025 às 12:40 PM

Capital cearense é reconhecida pela inclusão e economia circular com o projeto que disponibiliza triciclos para catadores. Foto: Marcos Moura/PMFor
Fortaleza passou a integrar o Copenhagenize Index 2025 – EIT Urban Mobility Edition como a única capital brasileira entre as 100 cidades mais amigáveis ao uso da bicicleta. A cidade ficou na 69ª posição e foi a terceira melhor da América Latina, atrás de Niterói (43ª) e Bogotá (51ª).
O Copenhagenize Index avaliou cidades de 44 países com base em 13 indicadores, incluindo infraestrutura cicloviária, segurança e cultura da bicicleta, buscando medir a ciclabilidade real para o uso cotidiano.
Fortaleza recicla mais
O relatório destacou o Re-Ciclo, programa da Prefeitura via Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) que equipa catadores com triciclos elétricos, uniformes, EPIs e rotas estruturadas. A iniciativa foi reconhecida internacionalmente na categoria “Uso e Alcance – Carga por Bicicleta”, por transformar a bicicleta em ferramenta de trabalho e integrar mobilidade, sustentabilidade e inclusão social.
Segundo o estudo, os triciclos permitem transportar até 150 kg e, com GPS e rotas otimizadas, melhoraram a eficiência e padronização do serviço. Em três anos, o programa recolheu 980 toneladas de resíduos, elevando em 541% a reciclagem. A renda de muitos catadores quintuplicou, e 85% deles são mulheres.
A nova fase do projeto, lançada em novembro, beneficia 39 catadores, que recebem bonificação mensal de até R$ 1.500 e diária de R$ 24. O serviço opera de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, em 27 bairros da capital.
O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Abreu Machado, diz que “receber esse reconhecimento internacional é motivo de orgulho para Fortaleza e reforça o caminho certo ao investir em políticas públicas sustentáveis e inclusivas”. “O programa Re-Ciclo mostra que é possível unir mobilidade, meio ambiente e cidadania em uma mesma iniciativa”, destaca.
Mais notícias
SUV da Nissan




























