cooperação

Ceará busca parcerias no Chile para fortalecer gestão hídrica e atrair investimentos no agronegócio

Por Marlyana Lima - Em 05/05/2025 às 6:45 PM

Whatsapp Image 2025 05 05 At 12.48.40 (1)

Gestores conheceram projetos de gestão hídrica implementados pela Rubicon Water em quatro regiões do Chile – Foto: Divulgação

Em missão oficial no Chile, representantes das Secretarias do Desenvolvimento Econômico (SDE) e dos Recursos Hídricos (SRH) do Ceará atuaram na última semana em busca de cooperação internacional para modernizar a gestão hídrica e atrair investimentos estratégicos para o agronegócio cearense.

A comitiva, formada pelo secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos Ribeiro, e pelo secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, participou da Missão Chile Cooperação Internacional, com agenda voltada para a troca de experiências e articulação de futuras parcerias.

Entre os compromissos da missão, os gestores se reuniram com representantes do Governo do Estado de Victoria (Austrália) e da empresa australiana Rubicon Water, especializada em soluções tecnológicas para canais e comportas de irrigação. O encontro ocorreu no escritório do governo australiano em Santiago, capital chilena.

Durante a visita, os gestores conheceram projetos de gestão hídrica implementados pela Rubicon Water em quatro regiões do Chile: Bio-Bio, Talca, Numbe e Aconcagua. A empresa é referência em tecnologia para uso eficiente e distribuição de água, com foco na agricultura irrigada.

Além disso, a comitiva cearense também esteve com representantes do Consórcio Tecnológico da Água — uma articulação entre empresas públicas do estado de Victoria e universidades — que desenvolve soluções inovadoras para a gestão de recursos hídricos. A proposta, segundo Silvio Carlos, é firmar parcerias com o consórcio e buscar cooperação direta com o governo australiano para trazer essas tecnologias ao Ceará.

“Estamos conversando para fazer uma parceria com o consórcio genuinamente do Chile, e vamos também buscar uma parceria com o governo da Austrália para levar essas tecnologias para o Ceará”, destacou o secretário executivo.

Silvio Carlos avalia a missão como estratégica para o desenvolvimento do estado. “A missão no Chile é algo de extrema relevância para o Ceará, pois ambas as secretarias tiveram a oportunidade de conhecer de perto os investimentos e de mostrar também o potencial do estado nos segmentos de recursos hídricos e agronegócio. Estamos otimistas com as parcerias que pretendemos alcançar, alinhadas às prioridades do governador Elmano de Freitas”, afirmou.

Mais notícias

Ver tudo de IN News