FRENTES DE COOPERAÇÃO

Comitiva da Universidade de Coimbra visita a estrutura do Porto de Fortaleza

Por Marcelo Cabral - Em 20/08/2026 às 4:32 PM

Nuno Mendonça, Quintino Vieira, Anne Guimarães e Ricardo Dias no cais                      Fotos: Ascom/CDC

O Porto de Fortaleza segue ampliando suas conexões institucionais e aproxima-se de centros de conhecimento internacionais. Nesta quinta-feira (20), a Companhia Docas do Ceará (CDC) recebeu uma comitiva da Universidade de Coimbra, em uma agenda dedicada à apresentação da estrutura operacional do terminal portuário e à construção de possíveis frentes de cooperação.

A visita reuniu o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Mendonça, o diretor da UC Global, Ricardo Dias, e a responsável pelo mercado brasileiro da instituição, Anne Guimarães. Todos conheceram as principais características do Porto de Fortaleza, seus projetos em desenvolvimento e as perspectivas de modernização da infraestrutura portuária.

Quintino Vieira explicou os detalhes da infraestrutura do terminal

Durante o encontro, o diretor-presidente da CDC, Quintino Vieira, apresentou um panorama das atividades realizadas pelo equipamento, destacando a importância estratégica do porto para a economia cearense e para a integração do Estado aos mercados nacionais e internacionais.

A reunião também abriu espaço para discutir possibilidades de intercâmbio de conhecimento, cooperação técnica e aproximação entre a Companhia Docas do Ceará e a universidade portuguesa, considerada uma das instituições de ensino mais tradicionais da Europa.

A iniciativa está alinhada ao movimento da CDC de fortalecer sua rede de relacionamentos com universidades, empresas e organizações nacionais e internacionais. O objetivo principal é incorporar novas referências, tecnologias e experiências que possam contribuir para a evolução da atividade portuária na capital cearense.

Com uma trajetória histórica ligada ao desenvolvimento econômico do Ceará, o Porto de Fortaleza amplia, assim, seu diálogo com instituições de excelência mundial. Sempre conectando infraestrutura, inovação e conhecimento como pilares para uma operação cada vez mais competitiva e preparada para os desafios do futuro.

Passagem pelo cais do Porto de Fortaleza, onde as operações de embarque e desembarque são realizadas

Mais notícias

Ver tudo de IN News