EXPANSÃO

Diretoria da OMS declara pandemia do Covid-19 em todo o mundo

Por Marcelo - Em 11/03/2020 às 4:14 PM

Tedros Ghebreyesus: é preciso conter a circulação do vírus         Foto: Divulgação

A Organização Mundial de Saúde afirmou que existe uma pandemia de Covid-19 no planeta, uma vez que a doença já se espalhou por todos os continentes e há um número crescente de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, bem como de mortes.

Ainda de acordo com a OMS existe uma expectativa de que o vírus continue se expandindo pelo planeta nas próximas semana, uma vez que ainda não há uma vacina para conter a infecção respiratória que, se não tratada adequadamente, pode levar à morte em mais de 3% dos casos.

Segundo o último levantamento realizado pelo órgão, o número de pessoas infectadas fora da China teve um aumento de 13 vezes e triplicou o total de países que notificaram casos da doença, somente nos últimos 15 dias. Já são mais de 118 mil casos registrados no planeta, com 4.291 mortes.

De acordo com Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, essa descrição de pandemia não altera a avaliação que o órgão faz sobre a ameaça que o Covid-19 representa para todos os países do mundo.

“Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer”, ressaltou. A entidade lembra que é necessário cuidado especial com as pessoas infectadas, bem como a adoção de medidas para conter a circulação do vírus, por parte de todos os países.

No Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que já esperava a declaração de pandemia para o Covid-19, mas que a OMS demorou muito para decretar essa situação. Entretanto, disse que para o Brasil, isso não altera em nada o que está sendo feito pelo Governo Federal.

Confirmou haver casos em território nacional, mas não uma transmissão sustentada. Mas os cuidados estão sendo adotados e todos os viajantes que entrarem no Brasil apresentando febre ou mais algum sintoma da doença serão investigados como possíveis casos.

Mais notícias

Ver tudo de IN News