Nordeste

Em ação inédita, Ceará e mais sete estados se unem contra a criminalidade nas fronteiras estaduais

Por Julia Fernandes Fraga - Em 07/08/2025 às 11:57 AM

Segpub

1.172 Agentes de segurança pública do Ceará participam da Operação Nordeste Integrado nestas quinta, 7, e sexta, 8. Foto: Ascom/SSPDS

O Ceará, em trabalho conjunto com os estados da Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, iniciou, nas primeiras horas desta quinta-feira (7), a Operação Nordeste Integrado, cujo foco é combater a expansão de organizações criminosas com atuação interestadual, por meio do reforço no patrulhamento, cumprimento de mandados judiciais, prisões em flagrante e apreensão de armas de fogo, entorpecentes e outros materiais ilícitos. 

A operação envolve mais de 5.900 agentes de Segurança Pública em ações simultâneas realizadas nos estados integrantes, tendo emitido, ao total, 510 mandados de prisão e de busca e apreensão. O grupo atua fundamentado em análises prévias de manchas criminais, o que assegura maior eficácia nos territórios mais vulneráveis. 

Destaca-se, ainda, o objetivo de conter os índices de criminalidade nas regiões de fronteira entre os estados, conforme diretrizes do Programa Ceará contra o Crime, especialmente em relação a homicídios, tráfico de drogas e de armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de assaltos a pessoas. 

Impacto

A Operação Nordeste Integrado representa uma ação estratégica de integração entre as forças policiais dos estados nordestinos, a qual busca reforçar o compromisso com o fortalecimento da Segurança Pública na região.

Com início nesta quinta-feira (7) e término previsto para a noite de sexta-feira (8), as atividades operacionais contam com 1.172 agentes do Ceará, sendo 960 ligados à Polícia Militar do Ceará (PMCE), 157 à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 55 à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Em solo cearense, a operação irá cumprir 30 mandados judiciais.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News