Tradição centenária
Entre o Natal e a folia, Cordão da Bola Preta mostra que solidariedade não tem data
Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/12/2025 às 3:57 PM

Pedro Ernesto, Dayse Araújo e Diego Matias conduziram a ação. Fotos: Reginaldo Teixeira
O Cordão da Bola Preta, um dos maiores símbolos do carnaval carioca, tem como uma de suas principais bandeiras, além do samba, a atuação social permanente pautada no compromisso com a comunidade. Na quinta-feira (11), o bloco, que completa 107 anos este mês, realizou ação de Natal para crianças, em sua sede, no Centro do Rio.
O evento contou com a presença do presidente Pedro Ernesto, da primeira-dama Dayse Araújo, de Diego Matias e Junior Rey. A organização defende que “todos devemos ajudar [uns aos outros]”, pois “compartilhar é chique, doar é nobre, amar ao próximo é divino”.
Após esse momento, o Cordão da Bola Preta promove, em 19 de dezembro, o Samba de Natal Solidário, em prol da creche Clara Nunes.
- Banda do Bola Preta, Pedro Ernesto, Dayse Araújo e Diego Matias
- Pedro Ernesto e Papai Noel durante ação de Natal do CBP
- Ação solidária de Natal do CBP
Rumo a mais um Carnaval
Paralelo às atividades solidárias, “o mais famoso bloco de carnaval do mundo” já está a todo vapor com as celebrações pelos 107 anos de fundação, comemorados oficialmente em 31 de dezembro.
O mês começou com o lançamento da logo comemorativa, em arte assinada por Letícia Pantoja, responsável também pela identidade visual do Carnaval 2026. Ela explica que “a ideia foi trazer inovação e uma linguagem moderna, misturando traços tecnológicos a conceitos vintage e retrô”. “As fitas remetem ao movimento do DNA, enquanto a bola ao fundo cria um efeito 3D”, acrescenta a artista.
Na sequência, em 6 de dezembro, aconteceu edição de aniversário da Feijoada do Bola, com encerramento previsto para 30 de dezembro, na tradicional Missa de Celebração de Aniversário, na Igreja de São Jorge. E à tarde, na sede do bloco, o lançamento da Camisa do Carnaval 2026, ao som da banda oficial do CBP.
As novidades incluem ainda o anúncio de Luana Bandeira, ex-coleguinha do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo, como nova musa do grupo.
Mais notícias
Na Caixa Cultural































