PARCERIA ESTRATÉGICA
Fortaleza articula legado da Copa do Mundo Feminina focada em turismo, empreendedorismo e força das mulheres
Por Marcelo Cabral - Em 17/07/2026 às 6:29 PM
Faltando pouco mais de um ano para o Brasil sediar a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027, Fortaleza já começou a montar uma estratégia para transformar o maior evento do futebol feminino em uma plataforma de desenvolvimento econômico. Além de promover o fortalecimento do turismo e a ampliação das oportunidades para mulheres.

Joaquim Cartaxo a ampliação do ambiente de empreendedorismo feminino Fotos: Divulgação
Com expectativa de movimentar R$ 8,8 bilhões na economia brasileira, gerar até 73 mil postos de trabalho e arrecadar R$ 928 milhões em tributos, a competição representa uma oportunidade que vai além do calendário esportivo. Como uma das cidades-sede do torneio, Fortaleza busca construir um legado capaz de permanecer após o encerramento dos jogos.
Esse foi o principal objetivo da segunda reunião promovida entre representantes do Sebrae Ceará, Sistema Fecomércio Ceará e Secretaria da Mulher de Fortaleza (SeMulher), realizada nesta sexta-feira (17), na sede da Fecomércio-CE. Participaram do encontro o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, e a titular da SeMulher, Fátima Bandeira.
Planejamento integrado
A proposta das instituições é desenvolver uma agenda conjunta capaz de potencializar os impactos econômicos e sociais da Copa do Mundo Feminina. Na abertura da reunião, Luiz Fernando Bittencourt defendeu a criação de um comitê interno que reúna os diferentes parceiros para estruturar ações permanentes relacionadas ao evento.
A iniciativa deverá ser organizada em três grandes eixos: qualificação e empreendedorismo, conduzidos pelo Sebrae Ceará; fortalecimento do comércio, economia, serviços e turismo, coordenados pelo Sistema Fecomércio, e políticas de inclusão e autonomia feminina, sob responsabilidade da Secretaria da Mulher.
Durante o encontro, Joaquim Cartaxo ressaltou que a realização da Copa poderá ampliar significativamente o ambiente de empreendedorismo feminino na Capital, estimulando a criação e o fortalecimento de negócios liderados por mulheres, em cadeias produtivas diretamente ligadas ao atendimento das demandas geradas pelo evento.

Representantes de diversas instituições trabalharão em conjunto para a construção desse legado
Na área social, a secretária Fátima Bandeira apresentou projeções sobre os impactos que o torneio poderá produzir na ampliação das políticas públicas voltadas às mulheres. Além do fortalecimento de debates relacionados à inclusão, autonomia econômica e participação feminina em diferentes segmentos da sociedade.
A construção dessa agenda também deverá contar com a participação da representantes da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), ampliando a integração entre desenvolvimento econômico, promoção turística e valorização do destino Fortaleza no cenário internacional.
A articulação entre instituições públicas e entidades representativas do setor produtivo demonstra que o planejamento do legado começa antes mesmo do apito inicial. A expectativa é que a competição deixe resultados permanentes para a cidade, impulsionando negócios, qualificando profissionais e ampliando o protagonismo das mulheres no empreendedorismo.
Mais notícias
VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA


























