INOVAÇÃO E SEGURANÇA

Guanabara investe em novos serviços e produtos para ampliar operações no País

Por Marcelo Cabral - Em 20/03/2023 às 3:50 PM

Com 30 anos de operações completados em agosto último e com muitos quilômetros a percorrer pela frente, a Guanabara segue ampliando a quantidade dos veículos que compõem sua frota e a qualidade dos serviços prestados à população, visando conquistar um número casa vez maior de clientes. Isso porque, passada a pandemia – quando chegou a ficar 15 dias sem realizar nenhuma viagem – hoje, em média, são 480 saídas por dia, devido ao alto preço das passagens aéreas, aliado ao maior conforto e segurança dos novos veículos.

Guanabara deve adquirir este ano um novo lote de ônibus Double Decker                      Foto: Divulgação

 

“Conseguimos trazer de volta, uma fatia de clientes que um dia já foi do transporte rodoviário de passageiros, tava utilizado o aéreo e retornou em função do preços e também dos serviços. E aí falo não apenas pela Guanabara, mas também pela Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros). As empresa também se prepararam para este momento, Estão investindo muito forte em serviços diferenciados; em ônibus Double Decker (DD) com serviço cama, Leito, Semileito. Então, esse cliente que está retornando, está vendo empresas robustas, que superaram a pandemia e com serviços diferenciados como Salas Vip, Agências Conceito, uma gama de programas de fidelidade, ações tomadas para fixar os passageiros das classes B1 e B2. E posso falar que de Recife até São Luís somos muito competitivos até com quem possui renda mais elevada, devido a um serviço 100% Leito, expresso, com viagem mais rápida e muita segurança”, afirma Rodrigo Mont’Alverne, gerente de Marketing da Guanabara.

Tanto que além da aquisição de 90 ônibus Double Decker realizada ano passado, cujas últimas unidades estão chegando até o início de abril, já está negociando o pedido de um novo lote, do mesmo modelo, cuja quantidade está sendo fechada. O objetivo dessas aquisições é a ampliação do serviço híbrido – Leito e Semileito – para as linhas longas e entre as principais capitais brasileiras, até o fim deste ano, privilegiando o conforto durante as viagens rumo às regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. “Já fechamos o ciclo para a Região Norte, com toda ligação para Belém, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês, Marabá, entre outras, feita com ônibus Double Decker”, explica Rodrigo.

Foi ampliado o serviço Leito para Juazeiro do Norte, Teresina, Natal, São Luís, Belém, João Pessoa e Recife. “Até Salvador temos ônibus DD, mas combinado Leito embaixo e Executivo em cima. Para conquistar o público do aéreo, classe B1 e B2, que pensa em ir para Recife e não quer pagar mais de R$ 1.000,00 o trecho. Guanabara Leito sai por R$ 250,00. Um grande empresário conhecido me ligou, perguntando os horários do Expresso 100% Leito para Juazeiro do Norte, com receio do aeroporto fechar”, lembra.

Unificação

Outro projeto que está em andamento é a unificação das seis marcas que integram o Grupo Guanabara: sendo a Guanabara 50% e as outras cinco empresas 50%. O Wesley Safadão é o embaixador dessa campanha nacional de unificação, Útil, Real Expresso, Rápido Federal, Brisa e Sampaio são todas Guanabara.

Rodrigo Mont’Alverne destaca as ações previstas para este ano na empresa

“O nome da campanha é: ‘Somos todos Guanabara!’. Todos os ônibus terão as cores, e o nome da Guanabara em destaque na lateral traseira, mas terão alguns detalhes que remetem às outras empresas. Por exemplo, os da Real, ao invés de terem a letra ‘G’ bem grande em vermelho, terão um ‘R’. Perto do retrovisor, na parte superior do parabrisas e na traseira, aparecerá o nome Real Expresso na cor dourada, e menor. Todos os símbolos (letra inicial) das outras empresas em vermelho, mas a cor predominante azul e o nome maior da Guanabara”, destaca.

Práticas ESG

A empresa também está ligada às ações de ESG (ambiental, social e de governança corporativa), tanto que recentemente recebeu um prêmio nacional de compliance (a nossa governança). “Temos um projeto social há 13 anos, patrocinando a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, lá de Croatá. Estamos construindo a sede; já se apresentaram em mais de 60 cidades do Brasil, já tocaram com o maestro João Carlos Martins, em São Paulo. Foi montada por um guarda municipal de lá, vimos esse trabalho no começo, apadrinhamos e hoje dão um show. Inclusive, temos um único cearense que passou para a Banda dos Fuzileiros Navais; já tem alunos que se formaram em Música, é um projeto muito bacana e promovemos apresentações deles em vários estados”, celebra.

Veículos DD são configurados em formatos 100% Leito, ou híbrido com Semileito ou Executivo em cima

 

E na parte ambiental, a garagem da Guanabara às margens da BR-116, já recebeu prêmios, pois foi toda planejada levando em consideração a sustentabilidade, com horta, ecobus, descarte responsável, estação de tratamento de esgoto, energia fotovoltaica, uma série de ações que é padrão nas demais garagens. “Desde quando não estava em moda, a Guanabara pratica o ESG há muito tempo, desde o início, apoiando o esporte amador, a música, a cultura. Há cerca de 20 anos ganhamos dois prêmios nacionais por uso de combustível com menor índice de poluição. Temos uma gama de ações, como os veículos mais novos, que poluem menos, inclusive agora vem a tecnologia Euro 7.

O executivo lembra que todos os veículos da empresa, hoje, são praticamente semiautônomos, com frenagem de emergência, piloto adaptativo, sensor de faixa. “Toda a tecnologia embarcada nos carros mais modernos, tem nos nossos ônibus. Isso proporciona mais segurança e menos esforço para que o nosso operador possa focar na condução. Criamos uma unidade de experiência do cliente; o SAC do Grupo Guanabara está aqui, com rápido retorno às suas demandas; monitoramento em tempo real das redes sociais; melhoramos nossos canais de venda seja pelo site, pelo App nativo da Guanabara ou canais de vendas de outros portais”, salienta.

Emoções

A Guanabara criou a Rota das Emoções, após vencer a disputa pelo lote de Jericoacoara, visando dar maior impulso ao turismo regional. “Integramos uma linha que permite ao passageiro ir até Jericoacoara, descer, passar alguns dias, depois seguir para o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, numa viagem só e depois retorna para Fortaleza. Democratizando o turismo regional de uma forma muito mais acessível, com muito conforto e comodidade para os passageiros”, ressalta.

E para comemorar os 250 anos de Sobral, em julho, a empresa participará de uma homenagem especial, com um veículo plotado com uma mensagem especial para o município mais importante da Região Norte do Ceará. “Lá temos uma rodoviária que é da Prefeitura, mas é gerida pela Guanabara, única do País. É a ligação com o maior número de passageiros, está conosco desde o início da empresa. Temos uma relação muita afetiva com Sobral e faremos diversas ações, como fizemos nos 100 anos de Juazeiro do Norte”, completa Rodrigo Mont’Alverne.

Garagem da Guanabara já recebeu premiações nacionais devido às suas práticas de sustentabilidade

Mais notícias

Ver tudo de IN News