Arte Feminina

Jovens musicistas do Instituto Jacques Klein celebram Chiquinha Gonzaga em concerto no próximo domingo

Por Julia Fernandes Fraga - Em 13/01/2026 às 4:29 PM

Whatsapp Image 2026 01 13 At 13.37.34

O quarteto é composto pelas violinistas Débora Fonseca e Thais Amâncio, pela violoncelista Sara Martins e pela contrabaixista Lua Alves. Foto: Larissa Nobre

O Quarteto A Corda Menina, formado por alunas do Instituto de Música Jacques Klein (IMJK), se apresenta no próximo domingo (18) com o concerto “Maestrinas – Tributo à Chiquinha Gonzaga”, às 10h30, na Estação das Artes, dentro do Festival Barulhinho Delas. A participação integra um edital voltado à visibilidade da arte feminina, reforçando o compromisso do IMJK e do grupo com diversidade, excelência artística e representatividade.

O quarteto — composto pelas violinistas Débora Fonseca e Thais Amâncio, pela violoncelista Sara Martins e pela contrabaixista Lua Alves — surgiu com a proposta de ampliar o espaço de mulheres na música erudita e valorizar compositoras historicamente invisibilizadas.

Em “Maestrinas”, o grupo homenageia Chiquinha Gonzaga, primeira maestrina do Brasil, cuja trajetória pioneira e política dialoga com os valores defendidos pelo quarteto. A preparação intensa do repertório, marcada por arranjos sensíveis e potentes, reflete a sólida formação oferecida pelo IMJK, instituição decisiva para o desenvolvimento técnico e artístico das musicistas.

Festival Barulhinho Delas

Realizado pela Mercúrio Produções, o festival destaca a arte produzida por mulheres, reunindo música, artes cênicas, performances e debates, sempre guiado pela pergunta: “Que cultura para qual futuro?”. Em 2026, o evento retorna à Estação das Artes com foco em acessibilidade, equidade e sustentabilidade.

Serviço

Show “Maestrinas – Tributo à Chiquinha Gonzaga” com A Corda Menina (IMJK)

Data: 18 de janeiro (domingo)

Horário: 10h30

Local: Estação das Artes

Entrada gratuita

Mais notícias

Ver tudo de IN News