Lançamento

Livro sobre a obra do caricaturista Mendez terá lançamentos a partir do dia 9 de fevereiro em Fortaleza e Baturité

Por carol - Em 08/02/2022 às 9:38 PM

A obra do caricaturista cearense Mendez, falecido em 1996 aos 88 anos, está no livro ‘Mendez – mestre da caricatura’, com lançamento em fevereiro. De autoria de Levi Jucá, esta é a primeira obra exclusiva sobre o artista, antecedida apenas de sua autobiografia publicada na década de 1980.

A319eb62 Ca6c 4e31 9f1a 0effa0bfe8b1

.

No dia 9 o lançamento será às 16h na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). No dia 10 será às 18h no Campus do IFCE de Baturité, e no dia 16, às 18h, no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).

‘Mendez – mestre da caricatura’ (Selo: Ecomuseu de Pacoti, 2021, 256p) é resultado de uma pesquisa do autor sobre o cearense que viveu no Rio de Janeiro, onde consagrou-se como um dos grandes nomes na caricatura do Brasil nos anos de 1930 e 1940. Fez caricaturas de personalidades da cultura e da política, entre os quais Di Cavalcanti, Jorge Amado e Getúlio Vargas.

 

O livro

Resultado de visitas a arquivos, bibliotecas, coleções públicas e particulares, descobrindo os familiares de Mendez no Ceará, Rio, São Paulo e Brasília, ‘Mendez – mestre da caricatura’ reproduz um rico acervo de caricaturas, resgata a história do caricaturista em fotografias e textos, inclusive relato “sincero e bem-humorado”, como diz Levi Jucá. “Afinal, não se pode calar a voz do biografado em sua biografia”, justifica.

O livro é uma realização do Ecomuseu de Pacoti, com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-CE), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal N° 14.017, de 29 de junho de 2020, a Lei Aldir Blanc. Tem ainda apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

Mais notícias

Ver tudo de IN News