Este ano 892 deportados

Mais 109 repatriados dos EUA são recepcionados no aeroporto de Fortaleza

Por Oceli Lopes - Em 08/06/2025 às 4:58 PM

Aeroporto De Fortaleza. Aeroporto Internacional Pinto Martins. Fraport

Aeroporto Internacional de Fortaleza/CE. Foto: Portal IN.

Mais 109 brasileiros em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos foram recebidos neste sábado (7) em mais uma operação humanitária coordenada pelo Governo Federal. A ação cumpre determinação do presidente Lula e reafirma o compromisso do Brasil com os direitos humanos e a proteção de seus cidadãos.

O grupo chegou ao Brasil em voo procedente dos Estados Unidos que pousou de manhã no Aeroporto Internacional de Fortaleza/CE. Do total, 76 seguiram viagem para o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

A operação foi coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com diversos órgãos federais e estaduais (Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Ceará). As equipes atuaram de forma integrada nos dois aeroportos, garantindo uma recepção humanizada, com suporte psicossocial, atendimentos de saúde, alimentação, kits de higiene, acolhimento temporário quando necessário e apoio logístico para o deslocamento dos repatriados até suas cidades e estados de origem.

892 deportados

Até agora, 892 pessoas foram repatriadas desde fevereiro em operações realizadas nos dias 7 e 21 de fevereiro, 15 e 28 de março, 11 e 25 de abril, 9 e 24 de maio e 7 de junho.

As operações de repatriação organizadas pelo Governo Federal têm foco no retorno seguro de brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Os aeroportos de Fortaleza (Fraport) e de Belo Horizonte (BH Airport) oferecem espaços de acolhimento e suporte logístico. As secretarias de Direitos Humanos e Assistência Social dos governos do Ceará e de Minas Gerais disponibilizam equipes de apoio, kits de lanche e higiene pessoal, além de abrigamento para os casos necessários. Já a Organização Internacional para as Migrações (OIM) contribui com a triagem dos passageiros por meio de formulários e apoio técnico.

Fonte: Gov.Br.

Mais notícias

Ver tudo de IN News