Legado criativo

Morre Roberto Duailibi, fundador da DPZ e ícone da publicidade brasileira

Por Marlyana Lima - Em 19/07/2025 às 5:41 PM

Roberto Duailibi

Roberto Duailibi foi um dos fundadores da agência DPZ

Faleceu aos 89 anos, o publicitário e escritor Roberto Duailibi, um dos grandes nomes da história da publicidade no Brasil. Duailibi era o último remanescente do trio que fundou, em 1968, a emblemática agência DPZ, ao lado dos sócios Francesc Petit (1934–2013) e José Zaragoza (1930–2017).

Nascido em Campo Grande (MS) em 8 de outubro de 1935, filho de pai libanês e mãe brasileira, Duailibi mudou-se para São Paulo aos 12 anos. Sua trajetória profissional teve início em 1952, mesmo ano em que Petit e Zaragoza, ambos espanhóis — nascidos em Barcelona e Alicante, respectivamente — chegaram ao Brasil. O destino logo uniria os três em uma das parcerias mais influentes da publicidade nacional.

A DPZ se tornaria referência no setor, responsável por campanhas marcantes e inovadoras. Uma das mais notórias foi a criação, em 1978, do Garoto Bombril, protagonizado por Carlos Moreno, que se tornou o garoto-propaganda mais longevo da história, um feito reconhecido pelo Guinness Book em 1994.

Com sua visão criativa, compromisso com a linguagem publicitária e talento para contar histórias, Roberto Duailibi ajudou a consolidar o Brasil como um polo de excelência no mercado global de publicidade. Seu legado permanece vivo na memória da comunicação brasileira.

O velório de Roberto Duailibi aconteceu neste sábado, 19, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Mais notícias

Ver tudo de IN News