Somos Um

Política Estadual de Negócios de Impacto é aprovada na Assembleia Legislativa e vira lei no Ceará

Por carol - Em 18/09/2021 às 12:47 PM

Regulamentar e criar espaço para negócios de impacto social. Este é o objetivo maior da Política Estadual de Negócios de Impacto no Ceará, cuja proposta foi aprovada, em sessão plenária, na Assembleia Legislativa estadual.

Ticiana Rolim 768x720 (1)

Ticiana Rolim

A Mensagem número 118/21, do Poder Executivo, acata o Projeto de Indicação número 19/2020. A proposta tem como objetivo articular os órgãos do setor público, da iniciativa privada, o Terceiro Setor, as universidades e a sociedade civil para promover um ambiente benéfico ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto.

Mais do que gerar lucro, a nova geração de empreendedores brasileiros também deseja criar impacto social positivo para o mundo. Apesar da busca por essa combinação vir crescendo nos últimos anos, esses empreendedores ainda se deparam com muitas incertezas na hora de tirar suas ideias do papel. Para auxiliá-los, diversos atores vêm lutando para garantir no mercado as condições necessárias para que esse tipo de negócio surja e sobreviva dentro de um ambiente regulamentado.

No Ceará, o tema ganhou relevância com o surgimento, em 2017, em Fortaleza, da Somos Um (@somosum), criada pela empresária Ticiana Rolim Queiroz, com o propósito de proporcionar o empoderamento das pessoas a partir do empreendedorismo. A iniciativa se baseia num modelo de fazer negócios com a finalidade de resolver problemas sociais e não apenas maximizar o lucro. “Quem não incluir impacto no seu modelo de negócio por consciência, vai precisar fazer por sobrevivência, das pessoas e dos negócios”, alerta a empresária.

Ticiana Rolim, que resolveu dedicar suas energias para criar essa nova forma de fazer negócios, foi se conectando com o ecossistema de impacto e, em 2020, em conversa com Marcel Fukayama, então Presidente do Sistema B Brasil, trouxe a pauta da Enimpacto, e prontamente ela decidiu trazê-la para o Ceará, com o objetivo de fomentar o ecossistema de impacto em nosso Estado.

Hoje ela já foi aprovada nos seguintes estados Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Distrito Federal, e, após conversas com a equipe do Sistema B Brasil para analisar a viabilidade da implantação no Ceará, procurou o Deputado Estadual Salmito Filho (PDT), que se sensibilizou com a pauta e enxergou como um instrumento para redução da pobreza no Ceará por meio dos negócios, concordando em ser o representante do executivo a apresentar a lei.

Mais notícias

Ver tudo de IN News