Prevenção de Danos
Prefeitura de Fortaleza anuncia Operação Quadra Chuvosa 2026 com mais de 214 intervenções
Por Julia Fernandes Fraga - Em 30/01/2026 às 1:03 PM

Segundo a gestão, ações seguem fluxo desde 2025. Foto: Funceme
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nessa quinta-feira (29), pacote de ações da Operação Quadra Chuvosa de 2026, voltado à prevenção, monitoramento e resposta a desastres no período de chuvas. A coordenação é da Defesa Civil de Fortaleza (DCFor), com atuação integrada de órgãos municipais no Comitê da Quadra Chuvosa 2026.
O prefeito Evandro Leitão (PT) destacou que “desde que iniciou a gestão, no ano passado, foi feita uma grande força-tarefa entre a Defesa Civil e as demais secretarias […] com resultados concretos, como a redução de arboviroses e de ocorrências atendidas pela Defesa Civil”. Para 2026, ele garante que o trabalho é contínuo e vem sendo intensificado para a quadra chuvosa, com equipes nas ruas.
O prognóstico para 2026 aponta 20% de chance de chuvas acima da média, 40% dentro da média e 40% abaixo. O município reforça ainda o uso do Observatório de Riscos Climáticos, lançado na COP30, para monitoramento e formulação de políticas públicas.
Principais medidas
O plano reúne Defesa Civil, Coordenadoria Especial de Governança (Cegor), a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), buscando ampliar a eficiência preventiva e a resposta a emergências.
Estão previstas mais de 214 intervenções, com limpeza de 164 canais e 50 lagoas e ampliação de ecobarreiras no rio Maranguapinho e no canal do Parque Rachel de Queiroz. A operação cria gratificação de sobreaviso e amplia em 12 equipes o efetivo de emergência, além de fortalecer o uso do alerta 40199. O Plano Municipal de Redução de Riscos também será atualizado.
Segundo o coordenador da DCFor, Cel. Haroldo Gondim, a estratégia “envolve prevenção, monitoramento e atuação conjunta dos órgãos municipais”. As ações vão desde a limpeza regular até o uso de ecobarreiras, fortalecimento das equipes e comunicação direta com a população por meio do sistema de alertas. “Esse trabalho iniciado ainda no ano passado e intensificado ao longo do tempo é fundamental para reduzir riscos, minimizar impactos e proteger a população durante o período de chuvas”, defende.
Mais notícias
ANÁLISE DO ETENE

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























