No Senado

Presidente da frente parlamentar da enfermagem, Célio comemora aprovação de piso salarial

Por carol - Em 24 de novembro de 2021

Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, o deputado federal Célio Studart (PV-CE) comemorou nesta quarta-feira (24) a aprovação, no Plenário do Senado, de substitutivo ao Projeto de Lei que institui o piso salarial nacional para a categoria (PL 2564/2020). O parlamentar inclusive acompanhou a votação ao lado dos senadores e representantes da categoria.

55ae1c76 2e33 4dde 8617 6ca4ec4e8a4e

.

“É um passo importante. Vamos lutar para que seja pautado o quanto antes na Câmara e que consigamos aprovar. A Enfermagem merece urgentemente reconhecimento”, afirmou o parlamentar.

A matéria segue para apreciação dos deputados. Antes da votação no Senado, Célio participou de reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, junto com representantes de entidades nacionais da categoria, que pediram a votação da matéria ainda este ano.

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede – ES), o projeto foi aprovado com modificação proposta em emenda da senadora Eliziane Gama (Cidadania–MA) visando superar a resistência de parlamentares para aprovar o PL nos valores do projeto original de Contarato.

De acordo com a emenda da senadora, o piso ficou em R$ 4.750 para os enfermeiros, 70% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares.

“A luta da enfermagem em busca de valorização é mais do que justa. Esses profissionais são o coração da saúde e responsáveis pelos cuidados com as pessoas. Nesta pandemia cruel que estamos vivendo, eles mostraram sua garra e coragem na luta contra o vírus e na missão de salvar vidas. Passou da hora do Brasil reconhecer isso”, destacou Célio.

O deputado tem acompanhado de perto a tramitação do projeto. Na condição de presidente da frente, enviou ao longo do ano ofícios ao presidente do Senado Federal cobrando que o projeto fosse pautado. Em setembro, o deputado participou de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e representantes das entidades para cobrar um posicionamento e apoio às bandeiras da Enfermagem.

Já no final de outubro, Célio reuniu-se com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das 30 horas da Enfermagem, deputado Mauro Nazif (PSB-RO), e representantes de entidades nacionais da categoria para tratar das negociações em torno do projeto de 2564/2020.

Na ocasião, o deputado disse que “seria muito negativo para o Congresso olhar para uma classe que passou a pandemia toda trabalhando, submetendo-se a um risco enorme, muitos morrendo, e não fazer nada por eles”.

Mais notícias

Ver tudo de IN News