
direito do consumidor
Procon Alece ultrapassa 12 mil atendimentos no 1º semestre de 2025
Por Aflaudisio Dantas - Em 21/07/2025 às 4:45 PM

Procon Alece está em fase de expansão para mais 10 municípios cearenses Foto: Máximo Moura/Alece
O Procon da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Procon-Alece) encerrou o primeiro semestre de 2025 com um total de 12.543 atendimentos realizados. Entre os principais serviços oferecidos, destacam-se 3.257 aberturas de reclamação por meio de carta, 569 por audiência e 107 atendimentos telefônicos. Também foram registrados 3.156 retornos de atendimento, 1.911 audiências realizadas, 354 pareceres técnicos emitidos e 3.189 consultas diretas aos consumidores.
O órgão tem expandido sua atuação para o interior do estado, com a implantação de novos núcleos em parceria com as câmaras municipais. Atualmente, cerca de 30 cidades já contam com unidades conveniadas, e outros 10 municípios estão em fase de adesão. Segundo Valéria Cavalcante Soares, chefe do Procon-Alece, o balanço do semestre evidencia a confiança da população no serviço e serve como parâmetro para o aprimoramento das atividades. “Esses números mostram que o consumidor reconhece a qualidade do atendimento e a efetividade do serviço. Para nós, é uma grande satisfação saber que os direitos estão sendo garantidos”, destacou.
Vinculado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e integrado ao Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor (ProConsumidor/Senacon), o Procon-Alece também possui convênio com o Decon, do Ministério Público do Ceará (MPCE), o que possibilita encaminhamento de demandas não resolvidas à esfera judicial ou administrativa. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Pontes Vieira, nº 2.348, anexo III, 3º andar, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. O contato pode ser feito pelos telefones (85) 3277-3800 e 3277-3801 ou pelo e-mail proconalece@al.ce.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site procon.al.ce.gov.br.
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