In Portugal

Procurador Yury Queiroz apresenta artigo em um dos principais fóruns jurídicos da Europa

Por carol - Última Atualização 14 de agosto de 2025

O procurador do Estado e mestre em Direito, Yury Queiroz, representou o Brasil na edição 2025 do Fórum Jurídico de Lisboa, com a apresentação de um artigo acadêmico de sua autoria. O evento foi realizado na capital portuguesa, e reuniu nomes de destaque do cenário jurídico internacional para discutir temas contemporâneos da área. O Fórum Jurídico de Lisboa é promovido anualmente com o objetivo de fomentar a troca de experiências entre juristas, autoridades e acadêmicos de diferentes países. A edição deste ano contou com uma programação diversa, abordando temas como democracia, inovação legislativa, justiça digital e novos paradigmas jurídicos.

Yury

Yury

Selecionado entre pesquisadores, o trabalho de Yury abordou reflexões acadêmicas alinhadas às transformações e desafios atuais do Direito. A participação no Fórum reforça a crescente inserção de juristas brasileiros em espaços de prestígio internacional e evidencia a produção científica nacional como referência no debate jurídico global.

“O Direito está em constante transformação, e ter a oportunidade de apresentar uma reflexão acadêmica em um espaço de tamanha relevância internacional é, ao mesmo tempo, uma honra e uma responsabilidade. É um momento de aprendizado, troca e também de representação do nosso potencial jurídico”, destacou o procurador durante o evento.

Doutorando em Direito em Brasília, Yury Queiroz vem se consolidando como nome de destaque no meio jurídico e acadêmico. Sua presença no Fórum Jurídico de Lisboa foi considerada um marco em sua trajetória e um reconhecimento à qualidade de sua produção intelectual. Além disso, sua participação também serve como inspiração para jovens juristas e pesquisadores, reforçando o protagonismo brasileiro em debates de alto nível.

*Retorno*

O procurador do Estado Yury Queiroz retornará a Portugal em novembro para uma nova agenda acadêmica. Ele ministrará a palestra “Entre o abuso e a legalidade: o desafio constitucional para a utilização da busca reversa por palavra-chave (keyword warrants) nas investigações criminais no Brasil”. A programação inclui apresentação, em Porto, no dia 21 de novembro.

Mais notícias

Ver tudo de IN News