
Linha Leste
Seinfra libera tráfego parcial na Av. Santos Dumont com avanço das obras do Metrô de Fortaleza
Por Marlyana Lima - Em 21/06/2025 às 2:20 PM

Obras do metrô de Fortaleza avançam na área da Aldeota – Foto: Erivaldo Vieira/Seinfra
Motoristas que trafegam pela Avenida Santos Dumont, no bairro Aldeota, já podem contar com uma faixa liberada no sentido Centro/Papicu. A medida, anunciada neste sábado (21) pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), marca mais um avanço nas obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.
O trecho entre as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, que estava totalmente bloqueado, agora permite a passagem parcial de veículos. A liberação ocorre após a conclusão de uma série de intervenções realizadas pelo Consórcio FTS, responsável pela construção da Linha Leste, sob supervisão da Seinfra.
Entre os serviços realizados para viabilizar o tráfego estão o deslocamento de postes e redes elétricas, a instalação de nova sinalização de trânsito e ajustes de alinhamento junto a áreas privadas da região. Além disso, novos semáforos foram implantados nos cruzamentos com as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante.
Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estão no local orientando motoristas e pedestres durante a operação.
O secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, destacou o esforço do Governo do Estado para minimizar os impactos das obras na mobilidade urbana de Fortaleza. “Estamos trabalhando para reduzir, sempre que possível, os transtornos causados pelas intervenções. Por meio de estudos técnicos e diálogo com as empresas responsáveis, vamos continuar avançando com a Linha Leste e, sempre que for possível, anunciaremos novas liberações de vias”, afirmou.
Linha Leste do Metrô de Fortaleza
Considerado um dos maiores projetos de mobilidade urbana da capital cearense, a Linha Leste será a primeira linha de metrô 100% subterrânea do Nordeste. Quando estiver em operação, terá capacidade para transportar cerca de 150 mil pessoas por dia.
A primeira fase do projeto vai ligar o Centro de Fortaleza ao bairro Papicu, ao longo de 7,3 km de túneis subterrâneos, com cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu. A previsão é que o trajeto entre os dois extremos seja feito em apenas 15 minutos.
Mais notícias


Música e memória
