Identidade cultural

Série audiovisual “Ceará Raiz” produzida pela Assembleia estadual estreia no Mês do Nordestino

Por Julia Fernandes Fraga - Em 07/10/2025 às 7:03 PM

Ceararaiz1

Série “Ceará Raiz” estreia nesta semana nos canais da Alece. Foto: Reprodução/Youtube Revista Plenário

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança a série documental “Ceará Raiz”, um projeto que propõe um mergulho nas manifestações culturais que revelam e preservam a identidade do povo cearense.

O primeiro episódio, que será exibido na Alece TV (canal 31.1) nessa quinta-feira (9), às 20h30, coincide com o Dia do Nordestino, em 8 de outubro. O tema é a cultura das casas de farinha em Itapipoca, que será seguido nas outras edições pela produção de cachaça em Viçosa do Ceará; pelo universo da carnaúba em Granja; e pela tradicional Feira de São Bento em Cascavel.

A série foi idealizada pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, cuja motivação é valorizar tradições que resistem ao tempo. “Cada cultura, cada saber popular é uma força viva que merece ser celebrada e preservada”, afirmou ela.

Detalhes

Na primeira leva de documentários, quatro municípios foram escolhidos. Para 2026, na segunda temporada estão previstas outras seis cidades cearenses. A “Ceará Raiz” busca ressaltar práticas, saberes e expressões culturais que dialogam com a história, o cotidiano e a resistência de comunidades e personagens cearenses muitas vezes invisibilizados ou ameaçados pelo avanço tecnológico e pelas transformações nos modos de vida.

Os episódios também estarão disponíveis no serviço de streaming Alece Play e no YouTube.

Além da exibição audiovisual, a revista Plenário Alece traz, em sua edição 73, uma reportagem especial sobre as casas de farinha e a cachaça; e será realizada uma exposição fotográfica inspirada nos episódios, organizada pelo Memorial Deputado Pontes Neto, ao final do projeto.

As jornalistas Marina Ratis, Crisley Cavalcante e o videomaker Odério Dias estiveram na produção.

Mais notícias

Ver tudo de IN News