DIFERENTES PLATAFORMAS

Unimed Fortaleza lança prêmio inédito para valorizar o jornalismo em saúde

Por Marcelo Cabral - Em 23/09/2025 às 2:18 PM

Marcos Aragão, Fabrício Martins, Fernanda Colares e Flávio Ibiapina durante o lançamento no Hoots

A Unimed Fortaleza lançou, nesta segunda-feira (22), o 1º Prêmio Unimed Fortaleza de Jornalismo. Trata-se de uma iniciativa inédita, que busca reconhecer e valorizar profissionais da imprensa e estudantes que contribuem para a promoção da saúde por meio de uma cobertura ética, relevante e transformadora. A cerimônia aconteceu no Hoots Gastropub, com participação de integrantes da diretoria da cooperativa médica.

Com inscrições abertas até 31 de janeiro de 2026, a premiação é destinada a jornalistas e estudantes de graduação em Jornalismo do Ceará. Poderão concorrer trabalhos publicados entre 1º de maio de 2025 e 31 de janeiro de 2026, em diferentes formatos e plataformas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site www.unimedfortaleza.com.br/premiodejornalismo, onde também está disponível o regulamento completo.

O presidente da cooperativa médica, Marcos Aragão, destacou a relevância da iniciativa e o desafio de veicular informações com qualidade na área de saúde. “Porque tem informação que, muitas vezes, não transmite como realmente as coisas acontecem e a gente pensou nisso ao instituir o prêmio. Queremos trazer promoção de saúde e prevenção de doenças. Só assim a gente vai transformar a sociedade e vencer os grandes desafios”, afirma.

O prêmio contempla cinco categorias:

  • Reportagem em Vídeo/TV;
  • Reportagem em Texto;
  • Reportagem em Áudio;
  • Conteúdo de Redes Sociais;
  • Universitário (qualquer formato produzido em disciplinas do curso).

Segundo o diretor Comercial da Unimed Fortaleza, Fabrício Martins, a proposta está alinhada à missão da cooperativa de educar a população. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que a saúde é o completo bem-estar físico, mental e social. Dentro desse conceito a gente precisar trazer conhecimento, mostrando à população todo o contexto de saúde. Aí a nossa equipe de Marketing teve a ideia do prêmio, para reconhecer e estimular que a imprensa traga conteúdos de saúde, matérias educativas, que contribuam para a população ter acesso a essas informações”, explica.

O regulamento prevê pautas que envolvem prevenção, saúde mental, bem-estar corporativo, gestão de riscos psicossociais, além de temas de inovação e tecnologia em saúde. A premiação totaliza R$ 44 mil, a serem distribuídos entre os três primeiros colocados de cada categoria profissional e o vencedor da categoria universitária. A cerimônia de entrega está programada para abril de 2026.

Para Maria Tereza Ramos, gerente de Comunicação e Marketing da Unimed Fortaleza, a iniciativa é também uma forma de valorizar a produção consciente. “O prêmio reforça o compromisso da cooperativa com a valorização do conhecimento como uma poderosa ferramenta na busca pelo bem-estar e pela longevidade. E fortalece o papel social do Jornalismo na construção de uma sociedade mais consciente e saudável”, complementa.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News