E 2021 se vai aos pouquinhos...

A cada semana, uma possibilidade…

Por Ana Cristina Cavalcante - Em 22 de novembro de 2021

Segunda-feira: dia de planejar!

Tem dinheiro e está em dúvida sobre o que fazer? Seus problemas não acabaram. O investidor de alta renda tem uma enorme interrogação bem em frente ao seu nariz. Estados Unidos ou China?Os analistas do mercado financeiro gostam de recomendar: investir no exterior é uma oportunidade de diminuir a exposição aos riscos do Brasil, ter acesso a empresas de setores ainda inexplorados ou com poucas alternativas no mercado de capitais local e ter o rendimento em moeda estrangeira, como o dólar. Ótimo! Mas como fazer as opções corretas? Dando uma olhadinha nos índices e desempenhos da B3. O investidor brasileiro tem ali uma gama de produtos financeiros atrelados a mercados internacionais. Os EUA seguem com as melhores opções. No caso dos Exchange Traded Funds (os ETFs, ou fundos de índices), a Bolsa brasileira conta atualmente com 50 fundos listados e cerca de 20 têm relação com a principal economia do mundo. Já a China, segunda economia do planeta e com altas taxas de crescimento, com pandemia e tudo, faz parte de apenas três ETFs negociadas na B3. No caso dos fundos de ações com alocação no exterior não é diferente: a predominância também é americana. Outra forma de chegar a esses dois mercados é por meio dos Brazilian Depositary Receipts, os BDRs.  “Os investidores devem fazer suas próprias pesquisas para identificar os investimentos que melhor correspondem à sua situação financeira, objetivos e tolerância ao risco”, David Gobaud, fundador da Passfolio. É como se diz: olho do dono…

 

Energia solar também é alternativa.

Screenshot 20211122 113231 2

Depois da COP-26, é impossível não colocar as energias renováveis no topo da lista de investimentos. Vivemos uma transição para matrizes energéticas limpas. Fato! Para além disso, o segmento ganhou impulso adicional no Brasil este ano. Por que? Crise hídrica e a disparada na conta de energia. O IBGE aponta uma alta de quase 25%. Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que o aumento no preço da energia elétrica resultará em uma queda de R$ 8,2 bilhões no PIB deste ano. A  saída pode ser investir em painéis fotovoltaicos para a produção de energia solar. E o Ceará é um dos maiores geradores desta matriz do país. Temos sol quase o ano inteiro. E já fomos líderes nacionais nessa energia. Mas agora o país todo volta seu olhar para a energia solar. A novidade – mais ou menos – é a disposição do mercado de capitais financiar. Aí está uma grande oportunidade de negócio do tipo ganha-ganha. Ganha quem investe, pela valorização crescente. Ganha a sociedade com acesso a uma fonte de energia com financiamento mais acessível.

 

Ainda dá tempo!

Inscrições Prorrogadas Edital Cine Ceara

 

A Mostra Pontes Criativas, parceria do 31º Cine Ceará com Prefeitura de Fortaleza e o 19º Curta Santos,  está com inscrições até amanhã. Basta responder à pergunta “Como minha cidade é criativa?” em um filme de até 3 minutos. O prêmio é uma viagem para outro estado e uma experiência cinematográfica única! No último sábado, os realizadores fizeram uma live no instagram do Cine Ceará para tirar todas as dúvidas sobre a ação. Segundo Alberto Gadanha, ponto focal da Chancela Cidade Criativa em Design da Unesco, lembra que o pode ser ficção, documentário, animação ou experimental. “Só precisa ter como foco o potencial de Economia Criativa da sua cidade, no caso, Fortaleza ou Santos. Do artesanato à poesia, passando pelo cinema, design e ações de inclusão social, milhares de trabalhadores e trabalhadoras inventam uma forma de subsistência baseada na sua criatividade. O vencedor da Mostra Pontes Criativas residente em Santos ganhará uma viagem a Fortaleza, para participar de quatro dias da programação do 31º Cine Ceará. Já o vencedor residente em Fortaleza receberá como prêmio uma viagem para Santos, para acompanhar quatro dias do 19º Curta Santos, incluindo uma incursão pelo ambiente cinematográfico da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.cineceara.com.

 

Eventos vão voltando…

 

Screenshot 20211122 115128 2

Crédito: arquivo pessoal

 

No sábado, dia 20 de novembro, a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, realizou a 1ª Cerimônia do Jaleco. A Cerimônia aconteceu no Hotel Sonata de Iracema, na Praia de Iracema. Manuela Cialdini, filha do empresário de Entretenimento Colombo Cialdini e sua Lili. Aproveitando o evento, Cialdini disse à coluna que está apostando numa retomada rápida do segmento e esta cerimônia até já é uma demonstração disso. O empresário tem no portifólio grandes eventos como o próprio Fortal, a maior micareta fora da época do Carnaval do Brasil. Outros eventos comandados por Cialdini são Meia Maratona Internacional de Fortaleza, o Desafio das Capitais , a Corrida de Guaramiranga. No Agronegócio, organiza a Expoece. O Fortaleza movimenta milhões de reais e atrai turistas do Brasil e do Mundo inteiro com a realização do Fortal. Que venha 2022 e todos vacinados para curtirem muitas festas. E a roda do trade turístico rodar.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Express