Como a queda dessas redes afeta os negócios.

Por Admin - Em 04/10/2021 às 5:47 PM

 

facebook, Instagram, Whatsapp

Os aplicativos de mensagem há muito tempo são mais do que isso: são plataformas para grandes e pequenos negócios. Canais de atendimento ao consumidor, redes internas de comunicação de empresas e também espaço para as vendas. Quando eles “caem” em vários países, como nesta segunda-feira, por tantas horas, geram nervosismo no mercado. As ações do Facebook caíram mais de 5% no início da tarde.

O sucesso do modelo de negócios vai além do que é feito nas lojas físicas. Muitas vezes é possível ter uma experiência até mais customizada ao trocar mensagens com os atendentes e vendedores. Durante a pandemia, foi a saída para pequenos negócios: vender pelo Instagram e Whatsapp. Mas gigantes como Magazine Luiza, Casas Bahia, MRV Incorporadora e até a montadora General Motors fazem vendas, atendimentos e negociação de dívidas via aplicativos. Em 2021 o Whatsapp passou a ser usado também para pagamentos com a proteção da criptografia e biometria.

Segundo o próprio Facebook, dono do Whatsapp e do Instagram ( cada um com cerca de 2 bilhões de usuários), 70% das revendedoras de automóveis aderiram ao atendimento digital. Aqui no Brasil, só o Whatsapp tem 160 milhões de usuários.  segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, de 2020, o Whatsapp está instalado em 99% dos smartphones do país. O Whatsapp se pronunciou e  disse estar ciente dos problemas, trabalhando para restaurar a rede. Enquanto isso, outros aplicativos como o Telegram tem sido utilizados para troca de mensagens e o próprio Twitter. Enquanto tudo não volta ao normal, vamos de e-mail, Twitter e a boa e velha ligação telefônica?

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