Por que ficar de olho na situação da Evergrande

Por Admin - Em 04/10/2021 às 11:08 AM

A gigante chinesa Evergrande faz parte do setor que é o responsável por 25% do PIB do país e é também considerada a incorporadora imobiliária mais endividada do mundo. A crise no setor imobiliário chinês não vem de hoje e o governo de Xi-Jinping vem adotando medidas para barrar a tomada de novos empréstimos, se as empresas não tiverem como pagar a dívida,  desde setembro de 2020. Não foi o suficiente.

Evergrande

Getty Images

As ações da empresa, hoje com 200 mil funcionários e mais de 1.300 projetos, deixaram de ser negociadas devido a uma transação de grande porte:  51% dos serviços de administração de imóveis podem ir  para a Hopson Development Holdings, pelo valor de 5 bilhões de dólares, o suficiente para pagar dívidas de curto prazo.

E o Brasil?

A China compra cerca de 30% de todas as exportações brasileiras, principalmente minério de ferro. Com a queda na cotação da commodity, sob a perspectiva de que a China vai comprar menos, há o risco de fazer o dólar ficar ainda mais caro e fragilizar o real. O mundo segue aguardando o desfecho da crise e como o governo chinês deve se comportar nessa situação.

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle