manifestações artísticas e culturais

Senac Ceará integra programação da 24ª edição da Mostra Cariri de Culturas

Por Viviane Ferreira - Em 26/08/2022 às 1:37 PM

Julia E Gabriel Divulgacao

Julia e Gabriel – Foto: divulgacao

O Sistema Fecomércio Ceará realiza a 24ª edição da Mostra Cariri de Culturas, de 26 a 30 de agosto e, pela primeira vez, o Senac Ceará integra a programação, agregando ações educacionais e de inclusão social nas áreas de Moda, Gastronomia, Cultura, Turismo e Mercado Editorial, participando ainda com a Livraria Senac Ceará. São aulas-show, palestras, oficinas, desfile e exposição, reunindo nomes de destaque no cenário local e nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Senac Crato, por ordem de chegada.

De acordo com a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra, a iniciativa de incrementar a programação da Mostra vem alinhada com o propósito da instituição, que tem forte atuação na região, no sentido de valorizar a cultura e contribuir para o crescimento da economia local. “Além da realização dos eventos como Pitadas, Saberes e Sabores e Senac Moda Cariri, as coleções produzidas pelos nossos alunos e instrutores do Crato e Juazeiro do Norte, em colaboração com estilistas e criadores, chegaram às passarelas de dois grandes eventos da moda nacional: DFB Festival e São Paulo Fashion Week. Por fim, é preciso registrar que a Editora Senac Ceará lançou o primeiro livro dedicado exclusivamente ao trabalho e ao processo criativo de Espedito Seleiro, o Mestre do couro de Nova Olinda”, pontua. Veja os destaques da programação:

Aulas-show de Gastronomia gratuitas

Leo Gonçalves Divulgacao

Leo Gonçalves – Foto: divulgacao

Para as aulas-show de Gastronomia, a instituição traz os chefs do restaurante paulistano De*Segunda, Júlia Tricate e Gabriel Coelho, vencedores dos reality shows Mestre do Sabor e The Taste Brasil, respectivamente. O Movimento DOC – Denominação de Origem Cearense – também tem seu representante na Mostra: o chef Leo Gonçalves, que coleciona prêmios da Veja Fortaleza como Chef do Ano e Melhor Restaurante, enquanto esteve à frente do seu O Mar Menino. De Fortaleza, participam ainda o instrutor do Senac Ceará e chef pâtissier Matheus Vieira e o chef das empresas-escolas Café Senac, Gabriel Paulino; além dos instrutores da região: Isaac Arnaud, Fernanda Mendes, Icaro Pinheiro, Fátima Ribeiro e Felipe Lustosa.

Nas aulas-show, os participantes aprendem com os chefs e instrutores o preparo de uma receita, passo a passo, e podem degustar o prato ao final. Essas vão ser realizadas no Senac Crato, no bairro São Miguel, com 100 vagas para cada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, por ordem de chegada.

Além do público em geral, Júlia Tricate e Gabriel Coelho realizam workshop de Salgados e Acompanhamentos na Associação Mãe Maria da Vida, nos dias 25 e 26, beneficiando 23 mães adolescentes com foco na geração de renda e inclusão social.

Desfile e oficinas de Moda e Design

Antoniorabelo Creditosegilanofranco

Antonio Rabelo -Foto: Segilano Franco

Em alinhamento com os projetos desenvolvidos pelo Sesc, como os Museus Orgânicos, o Senac traz uma diversificada programação nessa área. Começa no dia 26, com a exposição de joias de Antônio Rabelo, no lobby do Hotel Iu-á, no bairro Lagoa Seca. Em reconhecimento ao seu trabalho, que tem como marca a utilização de pedras e espinhos dos cactos do Sertão Central, o Sesc inaugurou, esse ano, o Museu Oficina Antônio Rabelo, em Quixeramobim, estruturando esse espaço de memória e economia criativa na região. Ele realiza ainda oficina de design de joias, no dia 27.

 

Jackson Araujo Divulgacao

Jackson Araujo -Foto:divulgacao

Para as palestras, os convidados são o designer de produtos e artista visual Érico Gondim; e o comunicólogo e ativista da sustentabilidade na moda, Jackson Araújo; que abordam os temas cultura no processo criativo e moda inclusiva, respectivamente. Érico ainda realiza oficina sobre instalações criativas para Design de Interiores.

Assim como a paleontologia inspira a identidade visual desse ano da Mostra Cariri de Culturas, essa é o mote dos alunos de Moda do Senac na região, que apresentam o desfile da coleção Fossilize. O ponto de partida para o processo criativo é o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e as peças vão ser apresentadas na lateral da unidade São Miguel, na rua Miguel Lima Verde, no domingo (28), às 20h30 e 21h. O desfile é aberto ao público.

Museus Orgânicos e Chapada do Araripe: rotas turísticas

Com a proposta de reunir museus em uma rota de preservação da cultura e suas manifestações, de maneira orgânica, o projeto dos Museus Orgânicos também tem a missão de fomentar o turismo social. Para mostrar esse potencial, o Senac Ceará apresenta as rotas turísticas de Nova Olinda-Potengi e de Crato-Juazeiro, nos dias 27 e 28, respectivamente.

Unindo ecoturismo e turismo esportivo, segmento voltado tanto para atletas profissionais quanto para amadores, também será apresentada a rota que vai do Crato à Floresta Nacional do Araripe – unidade de conservação ambiental situada na Chapada do Araripe – para praticantes de Mountain Bike. Os passeios de cicloturismo acontecem sempre pela manhã, nos dias 27 e 28. Vale ressaltar que a Mostra esse ano propõe o tema “Viva nosso patrimônio”, focando no patrimônio paleontológico, indo além da difusão de saberes, tradições e arte, para atuar também no fortalecimento do movimento de reconhecimento da Chapada do Araripe como primeira paisagem cultural do Ceará.

Economia criativa

O dia 29 é dedicado às palestras em torno de Economia Criativa. O Senac Crato vai estar aberto ao público para visitação e palestras voltadas para estudantes da rede de ensino público da região. Os temas abordados envolvem Moda, Gastronomia, Turismo e Mercado Editorial.

Solidariedade em cartaz

Além do fomento à cultura, a Mostra traz também a proposta de contribuir para a redução da insegurança alimentar, arrecadando alimentos para quem precisa. Assim, para ter acesso às apresentações em espaços fechados, o público será estimulado a levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc, cuja missão é ajudar a combater a fome no Ceará. O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, mobilizando restaurantes, empresas e redes de supermercados para doações, e do outro, promove a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento social.

 

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle