REVELA SERASA
53% dos brasileiros apontam o dinheiro como principal causa de brigas em casais
Por Redação - Em 10/06/2025 às 1:01 AM

A pesquisa aponta ainda que 40% dos brasileiros já tiveram o nome negativado devido a um relacionamento FOTO: Freepik
Uma pesquisa da Serasa mostra que 53% dos brasileiros consideram o dinheiro a principal causa de conflitos nos relacionamentos amorosos. Entre os motivos mais frequentes estão decisões financeiras impulsivas, falta de planejamento (33%) e gastos excessivos com itens supérfluos (32%).
Apesar dos conflitos, 65% dos casais afirmam conversar abertamente sobre finanças, e 58% realizam planejamento financeiro conjunto. No entanto, quase metade dos entrevistados (49%) já escondeu problemas financeiros do parceiro, caracterizando a chamada “infidelidade financeira”.
A psicóloga especialista em finanças da Serasa, Valéria Meirelles, explica que essa falta de transparência ocorre por vergonha ou medo de perder o parceiro. Ela ressalta a importância do alinhamento das finanças para o bem-estar e a construção de planos futuros.
O estudo também revela que 1 em cada 10 pessoas já consultou o Score ou CPF do parceiro antes de assumir um compromisso sério. Além disso, 24% se dizem dispostos a investigar a situação financeira de alguém antes de se envolver romanticamente.
A pesquisa aponta ainda que 40% dos brasileiros já tiveram o nome negativado devido a um relacionamento, e 45% assumiram dívidas do parceiro mesmo após o término da relação.
“Dinheiro exige ética, responsabilidade e maturidade no relacionamento”, afirma Valéria, que recomenda conhecer o estilo de vida e os hábitos financeiros do parceiro para evitar desentendimentos.
Mais notícias
Registro Natalino



























