CONSUMIDORES

58% dos brasileiros usam inteligência artificial nas compras online

Por Redação - Em 28/10/2025 às 1:44 PM

Ia, Inteligência Artificial, Compras Online, E Commerce Foto Freepik

A pesquisa revela ainda que muitos consumidores consultam a IA para escolher produtos que se ajustem ao próprio perfil FOTO: Freepik

A inteligência artificial (IA) está se tornando uma aliada cada vez mais presente na experiência de compra dos brasileiros. De acordo com pesquisa da Bain & Company, 58% dos consumidores já utilizam ferramentas baseadas em IA para comparar preços, produtos, vendedores e sites antes de realizar uma compra.

O levantamento mostra que a tecnologia também tem papel relevante na etapa de pesquisa visual: 52% dos entrevistados afirmaram usar recursos de IA para buscar produtos por imagens ou fotos, especialmente em plataformas de e-commerce.

Segundo o sócio e líder da prática de varejo da Bain na América do Sul, Gabriele Zuccarelli, o estudo indica que a IA é vista como útil em todas as fases do processo de compra — da pesquisa ao pós-venda. “Os consumidores percebem valor no uso da IA não apenas para encontrar o que desejam, mas também para tomar decisões mais seguras e personalizadas”, afirmou.

A pesquisa revela ainda que muitos consumidores consultam a IA para escolher produtos que se ajustem ao próprio perfil, principalmente em compras de maior valor, como eletrodomésticos e computadores. Após a compra, também há um uso expressivo da tecnologia para obter instruções, recomendações e dicas adicionais sobre os produtos adquiridos.

Preferência por assistentes virtuais

O estudo aponta que os brasileiros estão abertos a realizar compras diretamente por meio de assistentes virtuais. As categorias mais citadas são eletrodomésticos e eletrônicos (66%), casa e decoração (63%) e beleza e cuidados pessoais (63%).

Entre os canais preferidos, 49% dos entrevistados disseram optar por ferramentas de IA já integradas ao seu uso cotidiano, devido à familiaridade e à personalização das recomendações. Outros 44% preferem assistentes de navegação, que permitem comparar informações de diferentes sites em um só lugar. Já 40% destacaram interações com assistentes dentro dos próprios sites de marcas ou aplicativos, e 39% elogiaram o uso de IA em marketplaces.

Os resultados reforçam a tendência de que a IA deixou de ser apenas uma novidade tecnológica para se tornar um recurso essencial no varejo digital. Além de simplificar a jornada de compra, a tecnologia contribui para decisões mais informadas e experiências mais personalizadas, consolidando seu papel como um novo canal de interação entre consumidores e marcas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business