PESQUISA Nexus
63% dos brasileiros já usaram IA e 51% confiam mais nas decisões das máquinas
Por Redação - Em 21/10/2025 às 12:01 AM

O uso frequente ainda é concentrado: 16% afirmam recorrer à IA diariamente, enquanto 20% o fazem algumas vezes por semana. Outros 18% usam raramente e 36% nunca experimentaram. FOTO: Freepik
Pelo menos 63% dos brasileiros já utilizaram alguma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) generativa, como ChatGPT, Gemini, Copilot, Midjourney, Veo3 ou a IA do Canva, segundo levantamento da Nexus, divulgado nessa segunda-feira (20). O estudo mostra ainda que mais da metade da população (51%) acredita que, em determinadas situações, essas tecnologias podem tomar decisões melhores que as humanas.
A pesquisa ouviu 2.012 pessoas com 18 anos ou mais em todas as 27 Unidades da Federação, entre 26 de agosto e 1º de setembro, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de confiança.
O levantamento revela que seis em cada dez brasileiros (60%) têm uma visão positiva sobre a presença da IA no cotidiano. O entusiasmo é maior entre homens (67%), pessoas com renda acima de cinco salários mínimos (65%), jovens de 18 a 30 anos (63%) e com ensino superior (63%). Por outro lado, mulheres (31%), idosos (33%) e quem tem baixa renda ou escolaridade mostram maior resistência à tecnologia.
O uso frequente ainda é concentrado: 16% afirmam recorrer à IA diariamente, enquanto 20% o fazem algumas vezes por semana. Outros 18% usam raramente e 36% nunca experimentaram.
A crença na superioridade da IA em algumas decisões é especialmente forte entre a geração Z — 64% dos jovens de 18 a 30 anos compartilham essa opinião. Já entre os que discordam (45% da população), predominam idosos (57%) e pessoas com ensino fundamental (51%).
Influência em compras e comportamento
O impacto da IA nas decisões de consumo também é expressivo. Mais de um terço dos brasileiros (37%) afirmam já ter feito compras influenciadas por algoritmos de IA. Esse comportamento é mais frequente entre jovens de 18 a 30 anos (46%), pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (45%), homens (40%) e moradores do Sudeste (42%).
Para o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, o avanço dessas ferramentas exige uma nova postura do setor produtivo:
“O impacto da geração de conteúdo é inegável. As empresas precisam se preparar e se adaptar a essa nova realidade.”
Principais usos da IA
Quase metade dos entrevistados (48%) recorre às plataformas de IA para buscar informações gerais. Outras aplicações comuns incluem estudo e aprendizado (45%), criação de conteúdo (41%) e lazer (39%).
Além disso, 38% utilizam para questões de saúde e bem-estar, o mesmo percentual que usa para automatizar tarefas ou ganhar produtividade. Cerca de 30% já recorreram à IA para entender temas complexos, como política, economia e ciência.
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