E-COMMERCE
82% dos consumidores relatam tentativas de golpe em redes sociais, aponta estudo
Por Redação - Em 24/09/2025 às 10:30 AM

Pesquisa alerta que as empresas precisam investir mais em mecanismos de prevenção para preservar sua imagem e garantir a segurança de seus clientes FOTO: Freepik
A desconfiança em relação ao comércio eletrônico segue alta entre os consumidores brasileiros. Levantamento realizado pela Branddi, empresa de proteção de marcas, indica que 70% dos entrevistados já abandonaram uma compra online por receio de fraude. O estudo ouviu 500 pessoas em diferentes regiões do país.
As redes sociais aparecem como o principal ponto de atenção: 82% relataram já ter enfrentado algum tipo de tentativa de golpe, sendo que anúncios enganosos representam quase metade dos casos (45%). Outros 28% mencionaram ter encontrado perfis falsos, 13% relataram sites fraudulentos e 6,3% disseram já ter visto contas clonadas.
Segundo o CEO da Branddi, Diego Daminelli, a facilidade de criação de anúncios e perfis nas plataformas amplia a ação de criminosos, que imitam marcas conhecidas para atrair consumidores com preços muito abaixo do mercado. “A confiança está sob ataque e proteger a marca virou questão de sobrevivência”, afirma.
A pesquisa alerta que, diante da popularidade de Facebook e Instagram no marketing digital, as empresas precisam investir mais em mecanismos de prevenção para preservar sua imagem e garantir a segurança de seus clientes.
Mais notícias
Registro Natalino



























